TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: PARADOXO CULTURAL

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO:

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

PARADOXO CULTURAL

DISCIPLINA: Estruturas Organizacionais / 3º Sem. Administração De Empresas.

PROFESSOR: Ivan Menerval

ALUNOS: Daniel M. Santos    RA: C6793C-9

                 Claudio C. de Melo  RA: C55DHC-1

O artigo em questão mostra-nos a necessidade das empresas brasileiras em se tornarem cada vez mais competitivas e, para isso, acabam muitas vezes adotando métodos e culturas de gestão muito distintas das nossas.

Verificamos que a cultura administrativa brasileira está apoiada em pilares fundamentais, e é preciso que os executivos os compreendam, os entendam e os tratem para que o sucesso seja satisfatório. Os tradicionais modelos de administração que hora focam produtividade, hora eficiência ou simplesmente são voltados para o interior da empresa foram atropelados pela rápida evolução tecnológica e de conhecimentos juntamente com as grandes mudanças do mercado consumidor.

 Diante disso, as organizações se viram forçadas a se adequar aos novos parâmetros da sociedade, os fatores externos e de meio ambiente começaram a exercer maior força nas empresas e gerou a necessidade de modelos de gestão inovadores. Mas buscar modelos de gestão de outras culturas não é sinônimo de sucesso pois, na maioria das vezes, o discurso nem sempre tem correspondência com a pratica, ou seja, as organizações enfrentam dificuldades na velocidade de adaptação à nova realidade.

Por fim, entendemos que as organizações precisam lidar, a cada momento, com situações e interpretações contraditórias. O caminho é explicitar os valores culturais que orientam as ações e desenvolver o modelo mais adequado de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com