TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FOME NO MUNDO

Ensaios: A FOME NO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.

A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de uma pessoa ou entidade que decide obter um empréstimo ou crédito. A taxa de juros é calculada em porcentagem e com frequência aplica-se de forma mensal ou anual. Isto é, que os juros permitem que uma pessoa que quer gerar rendimentos a partir de suas poupanças, coloque suas rendas em uma conta no banco, e este lhe dará um ganho mensal estipulado de acordo com a quantidade de dinheiro investida e o tempo durante o qual se comprometa a deixar esse montante num prazo fixo, por exemplo. Por outro lado, se uma empresa ou indivíduo tem a necessidade ou desejo de obter dinheiro por empréstimo, o prestamista aplicará uma taxa de juros sobre o dinheiro emprestado que dependerá do tempo em que se compromete em devolver e da quantidade de efetivo que se estenda ao interessado.

“Brasília, 9 out (EFE).- O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou hoje em meio ponto percentual a taxa básica de juros, Selic, que passou de 9% para 9,5%, uma decisão unânime que era esperada pelo mercado.

A elevação da taxa de juros foi anunciada depois da reunião periódica dos membros do Copom, que justificou a decisão por seus temores com a inflação.

O Copom "avaliou que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declive e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".

Em abril começou o ciclo de altas da taxa básica de juros com uma elevação de um quarto de ponto percentual, após quase dois anos sem subir e após ter chegado em outubro de 2012 ao mínimo histórico de 7,25%.” As taxas do país brasileiro são alteradas constantemente para que a inflação possa ser reduzida ou para que seja mais trabalhada.

2.2.1 Taxa de Cambio

A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotizam duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos.

Podem-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.

O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro.O câmbio nominal, por sua vez, é a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que é usada nos bancos e nas casas de câmbio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com