TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  21/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Historia da Educação

Discente: Dara dos Santos Rodrigues

Matricula: 201510964

Docente: Josué

  1. A colonização resultou da necessidade de expansão comercial da burguesia enriquecida com a Revolução Comercial. As colônias valiam não só para ampliação do comercio, como também por fornecer produtos tropicais e metais preciosos.
  2. A educação não constituía meta prioritária, já que o desempenho de funções na agricultura não exigia formação especial. Apesar disso, as metrópoles europeias enviaram religiosos para o trabalho missionário e pedagógico, com a finalidade principal de converter o gentio e impedir que os colonos se desviassem da fé católica, conforme as orientações a Contrarreforma.
  3. A intenção dos missionários, porem, não se reduzia simplesmente a difundir a religião. Numa época de absolutismo, a Igreja, submetida ao poder real, era instrumento importante para a garantia da unidade politica, já que uniformizava a fé e a consciência. A atividade missionária facilitava sobremaneira a dominação metropolitana e, nessas circunstâncias, a educação assumia papel de agente colonizador.

Após um período de pregação em que permaneciam um tempo nas tribos e realizavam batismos, os religiosos seguiam para outro local. Mas logo descobriram que as conversões não se consolidavam, além de se tratar de empreitada perigosa.

Surpreenderam-se de inicio com o fato de cem a duzentas pessoas viverem na mesma oco, sem divisões que preservassem a intimidade das famílias nem repartição de funções e tarefas, porque ali dentro tudo se fazia.

Por isso, os jesuítas deslocaram os nativos para outras áreas, onde criaram as aldeias reunindo várias etnias, designadas por eles, de modo homogêneo, como o “gentio”. Ali se construíram as casas, onde se alocava cada família, a unidade social.

Os missionários pensavam estar prestando um serviço civilizatório, ao retirar os nativos da “ociosidade”, da “preguiça”, da “indisciplina” e da “desorganização”. Introduziram regras de higiene, maneiras de comer, condenaram a antropologia, a embriaguez, o adultério. Lutaram também contra a nudez, suprimindo aos poucos os adornos considerados “deformadores” e definindo uma “geografia do corpo” segundo a qual havia parte que poderiam ser mostradas e outras a serem cobertas.

Como o uso de sanções violentas era habito europeu naqueles tempos, esse costume foi trazido pra cá. As penalidades variavam conforme a gravidade da culpa, usando-se o açoite, o tronco e até mutilações, cuja execução devia ser pública e exemplar.

As missões prosperaram de modo significativo. Além da atividade agrícola conforme o lugar havia criação de gado, artesanato, fabricação de instrumentos musicas, construção de templos. Tudo administrado pelos jesuítas, sem intervenção externa.

  1. Com os filhos dos colonos, porém, a educação podia se estender além da escola elementar de ler e escrever, o que ocorreu a partir de 1573.

Para enfrentar o senhor da casa grande, os jesuítas conquistavam seus elementos passivos: a mulher e a criança. Educando o menino, conseguiam manter viva a religiosidade da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com