TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Das Ideias Linguística

Por:   •  11/1/2024  •  Resenha  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

DISCIPLINA: HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICA

ALUNO: LUCIANO ARÊAS DO NASCIMENTO

RESENHA 01

NITERÓI, RJ

1º SEM / 2023

RESENHA: ALTHUSSER, Louis. A corrente subterrânea do materialismo do encontro (1982). In: Crítica marxista. São Paulo: Ed. Revan, v. 1, n. 20, 2005. pp. 9-48.

MATERIALISMO DO ENCONTRO: O CAMINHO SE FAZ AO ANDAR

Caminante, son tus huellas

El camino y nada más

Caminante, no hay camino

Se hace camino al andar[1]

Antonio Machado

        O aleatório. A contingência. A chuva. O desvio. O encontro. Diante de teorias nas quais espelhava-se um mundo logicamente fechado, pré-determinado, era necessário estabelecer um fazer filosófico capaz de contemplar as incertezas, a resistência política, bem como a possibilidade de mudança.  Em A corrente subterrânea do materialismo do encontro (1982), Louis Althusser tece um movimento de ruptura com uma corrente dominante no pensamento filosófico ocidental: uma tradição de base racionalista, teleológica, logocêntrica. Por esta corrente hegemônica, destaca-se a construção de que os sujeitos e as coisas no mundo estão previamente constituídos, pré-determinados, delimitados por conceitos universais.  

        Através dessa tradição dominante, o fazer filosófico está vinculado à necessidade, ao necessário. Como nos explica Chauí (1996), ao citar Aristóteles, é considerar apenas “o que não pode ser objeto de uma escolha”, obrigando o ‘agente ético e político’ “a seguir leis (naturais) e regras (históricas)” (CHAUÍ, 1996, s/p). Desse modo, a ciência filiada a esta tradição da necessidade estaria vinculada a um determinismo político-social e, consequentemente, a serviço de um mundo ordenado, eficaz, sem desvios ou conflitos, submetido a ideia de razão, progresso e ordem.  

Como explicar a inquietação sobre os rumos da humanidade, se o primado do racionalismo e do idealismo enredaram a filosofia e a ciência a um efeito de ‘transparência’ da essência, da ordem, da finalidade? Como significar um mundo em crise, em plena Guerra Fria e desmanche de grandes utopias, tal como se configurava no final dos anos 1970 e início da década de 1980? Nesse cenário, era fundamental uma formulação teórica que contemplasse a incerteza, a possibilidade de resistência, a admissão do fluxo, da mudança.

Assumindo sua própria crise pessoal e suas incertezas, Althusser propõe em seus escritos um desafio: pensar filosoficamente pela contingência. Desse modo, o que está em jogo não é “nenhum Sentido, nem Causa, nem Fim, nem Razão” (ALTHUSSER, 2005, p. 10), muito menos a busca de uma origem ou essência imanente para as coisas no mundo. Seria assim traçado um caminho de ressignificação da filosofia e do próprio marxismo, delimitado, até então, segundo Althusser, a um “materialismo de essência”.

        Contudo, para essa empreitada, Louis Althusser descreve a existência de uma corrente subterrânea, maldita, cujo fazer filosófico está centrado no aleatório, ou seja, na contingência, como verdadeira força motriz na construção das relações entre os homens e as coisas no mundo. Sob essa corrente subterrânea, estariam reunidos nomes como Epicuro, Maquiável, Hobbes, Rousseau, Marx, Heidegger e Derrida, autores esses que “têm em comum a resistência, a irredutibilidade, a uma história do pensamento ocidental entendido como uma história da razão ou da metafísica” (MORFINO, 2006 p. 11)

        A espinha dorsal desse trabalho de Althusser é uma “rejeição radical a qualquer filosofia de essência” - seja racional, moral, religiosa ou estética -, defendendo o pensamento de que só há o encontro, totalmente aleatório, tanto em sua origem, quanto em seus efeitos:

Cada encontro é aleatório; não somente nas suas origens (nada garante jamais um encontro), mas nos seus efeitos. (...) cada encontro, embora tenha acontecido, poderia não ter acontecido, mas sua possível negação esclarece o sentido de seu ser aleatório. E todo encontro é aleatório em seus efeitos pelo fato de que nada nos elementos do encontro desenha, antes do encontro mesmo, os contornos e as determinações do ser que surgirá.

(ALTHUSSER, 2005, p. 29)

        Com sua formulação sobre o encontro, Althusser rompe com um primado da forma sobre os elementos. Consequentemente, o importante não é mais dar sentido às coisas por uma essência, ou fim, subjugando-as a regras sobredeterminantes. Para Althusser, a capacidade e a potência de “enganchamento”, de “pega” dos elementos de um encontro, instaurador de uma nova estrutura, só podem ser analisadas em um momento posterior ao encontro, à ‘pega’. Só após a consolidação do encontro que “pegou”, constituindo uma nova forma, uma nova estrutura, serão possíveis aferir suas características, suas origens e os efeitos provocados por esse encontro. Desse modo, não se cai na armadilha do idealismo de uma ordem imanente, lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com