TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  2.067 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA

A importância da Leitura.

TITULO

A Importância da Leitura nos Anos Iniciais Escolares

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A pesquisa será realizada de forma qualitativa, tendo como objeto de estudo a leitura e sua importância nas séries iniciais na Escola e Creche Barulhinho situada à Rua José Queiro, 1400- Buritis com turmas das séries iniciais do ensino fundamental no período de 15 de junho à 15 de julho de 2014.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Pensar na importância da leitura nas séries iniciais e por que a leitura é vista como um obstáculo, são duas de nossas preocupações como educadores atentos a essas questões, vamos em busca de o melhor caminho a seguir, em busca de contribuir para um melhor desenvolvimento da leitura.

HIPÓTESES

• O ato de estimular o aprendizado da criança com dificuldade na leitura.

• Através de dinâmicas, jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades na leitura.

JUSTIFICATIVA

Envolver os alunos cada vez mais no universo que é a leitura de uma forma prazerosa requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana. Entretanto, isso exigirá engajamento profundo de muitos: professores, alunos, pais e comunidade de modo geral, parceiros nessa luta por uma educação de qualidade para todos segurando assim o que dispõe a lei em vigor, a LDB nº 9394/96 art 32 que visa “O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo”.

Este projeto foi desenvolvido visando contribuir com a ampliação de saberes no campo da leitura, utilizando como base de estudos um material teórico que possibilite aos futuros e atuais docentes um melhor desempenho na aplicação de atividades voltadas para a leitura detectando, assim, as dificuldades encontradas pelos alunos, mediantes estas apontarem possíveis soluções, contribuindo para o progresso e desenvolvimento cognitivo desses discentes.

Segundo Paulo Freire (1998, p. 23):

“A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vinculada linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura e a alfabetização são atos de educação e educação é um ato fundamental político”.

A escola tem interpretado a tarefa de ensinar a ler de um modo mecânico e a maioria dos professores sente-se, em um determinado momento despreparados para exercer sua função com eficiência. Esta pesquisa permitirá a realização de uma minuciosa reflexão acerca da temática, possibilitando a aquisição de uma ampla bagagem de conhecimentos, os quais poderão ser postos em prática em sala de aula visando tornar os momentos de leituras mais prazerosas e eficazes.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidades relacionadas à leitura através de subsídios teóricos, bem como discutir os possíveis fatores que contribuem para que os alunos das séries iniciais passem tais dificuldades nesta área de conhecimento.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

a) Discutir sobre os possíveis fatores que contribuem para a existência da problemática em questão, bem como estudar estratégias no intuito de solucioná-las.

b) Elucidar que a leitura pode ser vista e utilizada como fonte de prazer e entretenimento.

c) Demonstrar a importância da pratica da leitura na ampliação dos conhecimentos e visões de mundo.

d) Citar estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com