TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Tese: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Idê Gonzaga

RESUMO:

A avaliação é uma ação capaz de levar o educando a refletir e repensar sua atuação no desenvolvimento do processo educacional. A avaliação apresenta as reais necessidades do aluno, fazendo a intervenção necessária diante dos objetivos propostos, possibilitando um crescimento no saber, oferecendo possibilidades de o aluno auto-avaliar reorganizando a forma de aprender e compreender o conteúdo. Sendo que a avaliação diagnóstica, coleta dados referentes ao educando, enquanto a classificatória apresenta o melhor da turma. Diante disso, cabe ao professor modificar a visão de dar nota, para a busca da construção do saber.

Palavras chave: Avaliação, processo educacional, avaliação diagnose, classificatória é construção do saber.

ABSTRAT

Evaluation is an action that can lead the student to reflect and rethink his role in developing the educational process. The evaluation shows the real needs of the student, making the necessary intervention before the proposed objectives, enabling a growth in knowledge, providing opportunities for student self-evaluate reorganizing the way to learn and understand the content. Since the diagnostic evaluation, collecting data on the student, while the classification presents the best in class. Given this, the teacher modify the vision of giving notice to the pursuit of knowledge construction.

Keywords: evaluation, educational process, evaluation, diagnosis, classification is the construction of knowledge.

INTRODUÇÃO

De acordo com Luckesi (1999, p.168) “[...] o ato de avaliar a aprendizagem, por si, é um ato amoroso.” No entanto, gera muitas polêmicas entre os educadores e escritores, pois tem características definidas pela política econômica, anulando na maioria das vezes, o sentido no qual foi estabelecida; o qual visa compreender a realidade e o desempenho do aluno, para construir meios pelos quais ele possa aprender, compreender e fixar o ensino.

O ato de avaliar é extremamente importante e necessário para resgatar valores, incentivar a busca pela superação, tanto quanto para diagnosticar as dificuldades do aluno e poder ajudá-lo da melhor forma.

O termo “avaliação”, é muito complexo, por isso se classifica de varias formas, conforme a necessidade de cada ação. Como se percebe a avaliação não busca somente classificar o aluno, atribuindo-lhe nota, observa-se também o avanço, se houver a construção do conhecimento, evitando um julgar desenfreado.

É evidente a transformação que a avaliação sofreu desde a sua formação, a evolução dos pensamentos filosóficos e pedagógicos, no que se refere a avaliação da aprendizagem escolar, para a construção do conhecimento significativo.

No entanto, e necessário que o educador busque meios pelos quais possa avaliar o aluno desde o primeiro momento dentro da sala de aula, o comportamento, a participação nas atividades, a compreensão do conteúdo aplicado, até o momento da prova escrita, cuidado para que o aluno compreenda que a avaliação e uma ação que visa beneficiá-lo ao invés de puni-lo, pois a avaliação permite o aluno se conhecer melhor, podendo posteriormente buscar a superação dos seus fracassos e medos nesse momento a atuação do professor se faz necessária.

Nesse contexto, este estudo busca discorrer de forma clara a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, na formação do educando.

Com base não teorias dos autores: Fernandes & Freitas (2008); Luckesi (1999); Sant'Anna (1995); Saul (2001); Sobrinho(2002); Souza(1997); Perrenoud (1999); Vasconcellos (1998-2000); Xavier(1994).

Através dos tópicos: Conceito de avaliação da aprendizagem escolar; Evolução da Avaliação da aprendizagem escolar; Características da Avaliação da aprendizagem escolar, A função da avaliação no processo de Ensino e Aprendizagem.

1. Conceito de Avaliação da aprendizagem Escolar

Entender o ato avaliativo é fundamenta para o desenvolvimento da aprendizagem. “A avaliação e por tanto, uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.” (FERNANDES E FREITAS; 2008 p.17). O ato de avaliar desde o princípio sofre a influencia da sociedade, da política externa e da escola.

De acordo com Sant'Anna (1995), a avaliação e um instrumento através do qual se faz uma analise da evolução do ensino aplicado, da fixação do conteúdo, do progresso escolar, também das dificuldades que o aluno apresenta, cabendo ao professor saber interpretar o resultado obtido, identificando as falhas em temos do ensino e do comportamento apresentado pelo aluno, atribuindo valores notas, para através do resultado criar-se métodos pelos quais o objetivo proposto possa ser alcançado.

Concluímos: “Avaliação é um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou pratico. (SANT'ANNA;1995,P.31-39).

Entretanto, avalia-se objetivando o crescimento do aluno para remover as dificuldades encontradas no percurso e produzir mudanças e não para levá-lo ao fracasso, nem tão pouco para alcançar a media prevista.

Luckesi (1999), afirma que a avaliação sem a influência da sociedade tem o caráter acolhedor e harmônico, pois ao avaliar o aluno o professor pode conhecer suas dificuldades o que torna possível criar a solução para ajudá-lo a superá-las, no entanto, a avaliação responde as necessidades da sociedade, exigindo que a escola apresente o desempenho dos alunos de forma quantitativa e classificatória, sendo uma atividade diagnostica ela não se apresenta isoladamente, necessita, portanto, de um sistema pedagógico para auxiliá-lo nos seus conceitos e auto compreensão dos mesmos.

“A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu conseqüente projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto nos casos específicos da aprendizagem, não possui uma finalização em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido”. (LUCKESI;1999, p.85).

O ato de avaliar muitas vezes sofre criticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com