TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Leitura Nos Anos Iniciais

Ensaios: A Importância Da Leitura Nos Anos Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 15

ANEXO I

FUNDAÇÃO UNIRG

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PATRÍCIA DA COSTA CARVALHO

GURUPI – TO

2013.2

FUNDAÇÃO UNIRG

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aluno (a): Patrícia da Costa Carvalho

Prof. (a) Orientador (a): Marlene Jales

Relatório apresentado ao Centro Universitário UNIRG, como parte das exigências do curso de Pedagogia, no encerramento e sistematização do estágio para obtenção parcial da nota.

GURUPI

2013.2

A Importância da Leitura nos anos iniciais

Patrícia da Costa Carvalho

Marlene Jales

RESUMO

O presente artigo visa relatar as atividades desenvolvidas no Estágio do sétimo período de pedagogia do Centro Universitário Unirg, sob o foco na docência nos anos iniciais do ensino fundamental. O estágio em questão foi desenvolvido junto à Escola Lenival Correia Ferreira, Escola Municipal da cidade de Gurupi Tocantins, toda prática docente foi exercida em uma turma do 5º ano, turma “A”, com atendimento trinta e uma crianças. A metodologia utilizada para a prática do estágio supervisionado V trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, inicialmente com observações participantes e posteriormente iniciando a prática da docência. O artigo teve por objetivo relatar a importância da leitura na sala de aula, no processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, buscou-se através de diversos gêneros textuais, um apoio teórico para esta proposta de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: LEITURA; DESENVOLVIMENTO; APRENDIZAGEM.

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado V tem como foco principal o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica e como função de estreitar os laços entre o mundo acadêmico e profissional ao possibilitar ao aluno-estagiário a oportunidade de conhecimento.

O objetivo geral do Estagio Supervisionado V é de proporcionar ao aluno estagiário o contato direto com essa realidade na qual atuará.

Portanto esse artigo é o resultado final, do Estágio na Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolvido no sétimo período de Pedagogia; a regência de classe parte integrante do estágio teve seu início no dia 03 de outubro de 2013 na Escola Lenival Correia Ferreira, Escola Municipal da cidade de Gurupi Tocantins, juntamente com a professora orientadora Marlene Jales, com nível de modalidade de ensino os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, exercido no 5º ano, turma “A”, com atendimento a trinta e uma crianças.

A escola localizada na Rua José Simão Correia, setor Alto da Boa Vista, com uma estrutura antiga com necessidades de adequações composta por 11 salas de aulas, 01 sala de professores, 01 sala de Atendimento Educacional Especial, 01 sala para laboratório de informática, 01 secretaria, 01 biblioteca, 01 deposito para merenda, 01 deposito para material de limpeza, 05 banheiros, 01 cantina, 01 quadra de esporte coberta.

Apresenta como possibilidades de recursos materiais: 06 jogos de dominó educativos, 02 jogos mosaico geométricos, 01 alfabeto móvel, 03 jogos quebra-cabeça, 01 escala cuisinare. Em relação aos recursos humanos a escola é composta por 72 colaboradores, distribuídos nas áreas de: direção, coordenação, secretaria, professores, bibliotecários manutenção, suporte culinário.

De acordo com a com a coordenadora pedagógica a senhora Ariany Helia Oliveira de Castro Lobo, descreveu a tendência pedagógica da escola como “A escola não tem uma tendência especifica, é mesclado por tradicional e construtivista”. Em relação ao Projeto Político Pedagógico da escola pressupõe a superação das relações de poder instauradas na organização do trabalho escolar, e a construção de praticas democrática.

No aspecto de gestão e pedagógico, a escola mostra-se bastante organizada, tendo rotinas claras para a comunidade em geral e com foco na aprendizagem dos alunos e no atendimento a demanda social.

Para a possível solução da problemática abordada, corresponde que as atividades realizadas não se transformem numa monótona sequência, que os profissionais atuantes prevêem momentos diferenciados e que criem novos sentidos nas relações educador, criança, família e escola.

Trata se de uma pesquisa de campo, com coletas de dados diversificadas: observações diretas e participativas, registros de sondagem, análise de documentos da escola, produção de atividades dos alunos e fotografias.

A justificativa da pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorreu na realidade, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

O presente artigo teve por objetivo relatar a importância da leitura na sala de aula, no processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de acordo com Paulo Freire (2000, p.5), “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, que nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”

2. DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com