TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO

Por:   •  16/11/2019  •  Ensaio  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

ENSAIO – TEORIA DA LITERATURA II

ORANCELI MORENO DEGANUTI CARBALLO

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO

Por que o livro físico não é bem visto pelos estudantes enquanto que o digital é mais aceito por eles?

Porque não é interessante para os estudantes carregarem seus livros físicos dentro de suas bolsas ou mochilas visto que eles têm que carregar muitas coisas como, por exemplo, inúmeros cadernos, marmita, estojo, blusa de frio, sombrinha/guarda-chuva entre outras coisas visto que esses estudantes muitas vezes não moram perto de suas escolas por isso têm que andar por muitos quilômetros até chegarem a suas escolas.

Muitos estudantes preferem baixar e-books em seus tablets ou kindles ao invés de terem que carregar “um peso extra” visto que neles cabem muitos livros mesmo que sejam digitais, porém essas tecnologias que foram citadas têm duração enquanto que os físicos não correm o risco de estragarem porque não precisam de bateria ou pilha para ser recarregados.

Se conservados do jeito correto eles não estragam, porém muitos estudantes não têm esse cuidado com os seus livros físicos com isso eles acabam estragando ou rasgando em decorrência da má conservação.

Mas até que ponto os aparelhos eletrônicos podem substituir os livros impressos? Hoje em dia o que mais se vê são estudantes preferindo utilizar as suas tecnologias ao invés de terem um contato primeiro com o livro seja ele de qualquer gênero literário.

Existem muitas diferenças entre o livro impresso e o baixado da internet como, por exemplo, o papel enquanto o físico é fabricado a partir de árvores sejam elas reflorestadas ou não o digital não precisa que sejam derrubadas várias árvores para ser fabricado, porém a duração de um para o outro é diferente. Além disso, o fato do estudante ver a capa e a contra capa do livro faz com que o estudante apaixone-se por ele mais facilmente depois de ter tido contato com a sinopse da estória.

Pegar um livro e sentir o cheiro dele e perceber que você irá viajar por um mundo até então desconhecido é um dos prazeres que os leitores que baixam livros da internet não têm e nunca terão

O prazer de segurar um livro impresso nas mãos é muito maior do que segurar aparelho eletrônico porque o mesmo pode causar muitos danos à saúde como, por exemplo, cegueira se o estudante ficar exposto à luz azul do aparelho enquanto que com o impresso não tem esse tipo de problema, porém o estudante precisa ter um lugar apropriado para poder fazer a sua leitura.

De acordo com uma pesquisa da American University, em Washington, D.C., Estados Unidos a preferencia pelo livro impresso é de 92% pelos estudantes mesmo com a utilização de plataformas digitais. Naomi Baron, professora de linguística, da universidade descobriu que os universitários preferem os livros impressos aos digitais para poderem fazer leituras mais elaboradas e sérias para os seus trabalhos.

Com a utilização das tecnologias hoje em dia pelos estudantes e pelas outras pessoas tanto o livro físico quanto o digital têm sido esquecidos porque os pais não incentivam mais os seus filhos a lerem e com isso acabam falando e escrevendo errado num vestibular ou numa entrevista de emprego, por exemplo, e quando os jovens vão escrever uma redação num vestibular essa não tem coerência e coesão nenhuma porque o estudante não tem uma bagagem literária nenhuma.

Os estudantes estão acostumados somente com as mensagens de celular e das redes sociais essas são as únicas maneiras com as quais os adolescentes têm contato com a leitura. As mensagens de celular e de redes sociais são justamente as principais e únicas fontes de leituras deles.

O problema de não se ler um livro é não conseguirem elaborar um texto coerente e coeso como foi citado anteriormente por mim e com isso não conseguirem arrumar um emprego decente.

Um estudo realizado na Grã- Bretanha indicou que fora da escola as crianças e os adolescentes estão mais suscetíveis a navegar na internet ou enviar mensagens nas redes sociais do que ler obras literárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (128.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com