TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Respeito A Diversidade

Monografias: A Importancia Do Respeito A Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ADELIANE ABADIA GOMIDES

LIGIA FERNANDES OLIVEIRA

NATHALIA RIBEIRO DOS SANTOS

RAFAELA FERREIRA DE OLIVEIRA MAIA

VANESSA DE OLIVEIRA AMORIM

A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO À DIVERSIDADE

MORRINHOS

2013

ADELIANE ABADIA GOMIDES

LIGIA FERNANDES OLIVEIRA

NATHALIA RIBEIRO DOS SANTOS

RAFAELA FERREIRA DE OLIVEIRA MAIA

VANESSA DE OLIVEIRA AMORIM

A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO À DIVERSIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociedade e diversidade no contexto educacional, Processo educativo no contexto histórico-filosófico,Comunicação e linguagem, Seminário I.

Orientador: Prof. Fábio Luis da Silva, Okçama Battini, Bernadete, Márcia Bastos, Lilian Salete A. M. Lima.

MORRINHOS

2013

O conceito de diversidade, como afirma Sacristán (2002), está relacionado com as aspirações dos povos e das pessoas à liberdade para exercer sua autodeterminação. Está ligado ainda à aspiração de democracia e à necessidade de administrar coletivamente realidades sociais que são plurais e de respeitar as liberdades básicas. A diversidade é também vista como uma estratégia para adaptar o ensino aos estudantes.

No contexto das políticas públicas educacionais, a diversidade surge como uma questão de direito, constituindo uma forma de entender a educação, ao tempo em que alimenta os seus objetivos, a organização das instituições escolares e a estrutura do próprio sistema de ensino. A diversidade age no sentido de orientar e organizar a prática educativa, dotando-a de conteúdos e de uma visão critica para entender a cultura, a sociedade e os vínculos sociais que a constroem. A diversidade é, pois, uma cultura que a educação é solicitada a tornar possível.

Imagine se os mais de 6,5 bilhões de habitantes do planeta fossem iguais. Não teria graça, não é mesmo? A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo.

Mas essa convivência só se torna possível se as diferenças forem respeitadas.

O Brasil ganhou novas leis de apoio ao cidadão afrodescendente e realizou ações decisivas contra o racismo. Durante este período, o Brasil obteve diversas conquistas e alcançou metas para promover um País mais justo.

Todos os cidadãos têm direito à educação. Com ela, o brasileiro pode vislumbrar uma vida livre da pobreza e ter mais participação na sociedade, por meio da qualificação para o trabalho. Quem não tem nenhum acesso à educação não é capaz de exigir e exercer direitos civis, políticos, econômicos e sociais, o que prejudica sua inclusão na sociedade moderna.

A educação é também um dever da família e do Estado. Em muitas regiões do Brasil, as crianças trabalham para ajudar no sustento da casa e, por isso, não recebem incentivo familiar para se dedicarem à escola. Todas as crianças têm direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, que deve garantir o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com