TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respeito pela diversidade

Tese: Respeito pela diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

PASSO 2

Respeito a diversidade

Toda pessoa tem direito a educação, independentemente de gênero, etna, idade ou classe social.

A inclusão escolar acontece desde a décda de 90, com colocação de alunos com deficiência na rede regular de ensino, e têm acançando em alguns países desenvolvidos.Mas para uma inclusão bem- sucedida requer um sistema educacional diferente.E implicam a inserção de todos, sem distinção de condições, e requer sistemas educacionais planejados e organizados e que ofereçam respostas adequadas as suas necessidades.

A uma igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, e com a inclusão escolar constitiu, uma proposta politicamente correta.E para essa inclusão deve conter um professor especializado em todos os alunos, inclusive alunos que representam deficiências.

A obstáculos que inpedem o plano teórico ideológico da escola, referente ao sistema de ensino regular, a dificuldades como recursos humanos, pedagógicos e físicos ainda não contemplados nesse Brasil afora.

O êxito da integração escolar depende, dentre outros fatores, da eficiência no atendimento á diversidade da população estudantil.

Para atender essa diversidade, sugere-se elaborar propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos, reconhecer todos os tipos de capacidades presentes na escola, seuqenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendiagem dos educandos, etc.

Embora os sitemas educacionais tenham a intenção de realizar intervençôes pedagógcas, como a inclusão de pessoas com necessidades especiais, sabe-se que a própia sociedade ainda não alcançou níveis de integração que favoreçam essa expectativa.

A escola é um meio privilegiado de favorecer o processo de iclusão social dos cidadões.E é a mediadora de uma escola para todos, como instância sociocultural.

Os sistemas educacionais focaliza a deficiência como condição individual e minimiza a inportância do fator social na origem e manutenção do estigma que cerca essa população específca.

A análises que levam á constatação de que a própria escola regular tem dificultado, para os alunos com necessidades especiais.

A lei nº 9.394- de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- respalda, enseja e oferece elementos para a transformação requerida pela escola de modo que atenda aos princípios democráticos que a orientam.

A Educação Especial tem sido atualmente definida no Brasil, conforme define a nova LDB, trata-se de uma modalidade de educação esclar, voltada para a formação do indivíduo, com vistas ao exercício da cidadania.

Diversas pesquisas brasileiras identifica tendências que evitam considerar a educação especial como um sistema à parte e reforçãm p seu caráter interativo na educação geral.

Os Parâmentros Curriculares Nacionais preconizam a atenção á diversidade deve se concretizar em medidas que levam em conta não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos dos alunos, mas, também, seus interesses e motivações.

A expressão necessidades especiasi educacionais pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com