TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Trabalhar Projetos Na Educação Infantil

Artigos Científicos: A Importância De Trabalhar Projetos Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

NADJA FELIX DOS SANTOS

TRABALHAR PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Coruripe/AL

2013

NADJA FELIX DOS SANTOS

TRABALHAR PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado como parte das atividades do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências na modalidade Educação à Distância, pólo presencial da cidade de Maceió - Alagoas, para obtenção do grau de licenciada.

Professor(a) Orientador(a): Maria Lucia D. de Olveira.

Coruripe/AL

2013

Dedico este trabalho à Deus, primeiramente, por te me dado força durante o curso, a meio de dificuldades, por ter me iluminado nas decisões mais difíceis e por ter me guiado ao longo do curso pra trilhar o caminho mais correto possível. Aos meus pais pelo amor e dedicação. Aos meus filhos pela paciência nos momentos em que estive ausente e ao meu esposo pelo o amor e compreensão. Agradeço a minhas duas amigas que estiveram juntas comigo na realização deste trabalho por tudo que pudemos compartilhar a convivência, as alegrias, as frustrações, as descobertas, enfim pelo o que aprendemos

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por sempre iluminar meus caminhos e fazer com que mais esse sonho se realize. Aos meus pais Nadir Felix dos Santos e Arnaldo Mecedo dos Santos, que mais do que me proporcionar uma boa infância e vida acadêmica, formaram os fundamentos do meu caráter e me apontaram uma vida eterna. Obrigada por serem a minha referência de tantas maneiras e estarem sempre presentes na minha vida de uma forma indispensável. Ao meu marido, João, que representa minha segurança em todos os aspectos, meu companheiro incondicional, o abraço espontâneo e tão necessário, obrigada por me fazer sentir tão amada, também nos momentos mais difíceis da nossa vida. Aos meus filhos Ítalo Cristian e Nadia Cristine, pela compreensão, amor e carinho incondicional. Aos amigos de perto e de longe, pelo amor e preocupação demonstrados através de ligações, visitas, orações e e-mails. Obrigada, vocês que aliviaram minhas horas difíceis, me alimentando de certezas, força e alegria. E é a Ele que dirijo minha maior gratidão. Deus, mais do que me criar, deu propósito à minha vida. Vem dele tudo o que sou, o que tenho e o que espero.

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar a importância de trabalhar Projetos na Educação Infantil, sabemos que o trabalho com projetos vem crescendo nas instituições de Educação Infantil, pois, considera a criança em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo como pressuposto inicial a intensa participação das crianças no processo de elaboração e no desenvolvimento do projeto em conjunto com o professor, ou seja, ele não sistematiza a elaboração do projeto sozinho, mas em conjunto com as crianças, respeitando a faixa etária de cada uma. Ao pensar no processo educativo voltado para projetos é preciso levar em consideração a necessidade de cada criança, buscando informações sobre sua trajetória de vida, partindo o que ela já sabe, do que precisa saber, e sobre o que realmente ela precisa saber. Não basta apenas tem um pensamento social sobre a infância, se faz necessário buscar na história a simplicidade transmitida por ela ao que a cercam. Dessa forma, o objetivo deste estudo ao trabalhar projeto na educação infantil é promover a interação e a socialização entre crianças e educadores. O trabalho com projetos se transforma a cada dia, trazendo formas inovadoras de ensinar, ou seja, a cada dia uma nova maneira de compreender o processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em conjunto com Pedagogia de Projetos, pois a mesma, é uma excelente metodologia de trabalho, que objetiva à organização e a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Aprendizagem; Criança; Educação Infantil; Infância; Projetos;

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................ 7

2. OBJETIVOS .................................................................................................... 9

2.1. Objetivos Gerais ................................................................................ 9

2.2. Objetivos Específicos ........................................................................ 9

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ....................................................................... 10

3.1. O Trabalho com o Lúdico Através da Historia ................................... 10

3.2. Infância e o Lúdico ............................................................................ 10

3.3. A Educação Infantil no Brasil ............................................................. 11

3.4. Concepção de Crianças .................................................................... 17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com