TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Livros Não-Pedagógicos Para O Aprendizado E Formação Pessoal

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

IMPORTÂNCIA DOS LIVROS NÃO PEDAGÓGICOS PARA O APRENDIZADO E FORMAÇÃO PESSOAL.

Estudante(s): Layla Esteves Nogueira (Layla.nogueira@estudante.iftm.edu.br), Lirys Angélica Santos Marques (Lirys.Marques@estudante.iftm.edu.br), Natália Lopes de Oliveira  (Natalia.lopes@estudante.iftm.edu.brl)

Orientador(es): Liana Castro Mendes (lianacastro@iftm.edu.br) e Ludmila Nogueira de Almeida (ludmilanogueira@iftm.edu.br)

Escola: Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia

Resumo

O Projeto de tema A Importância dos Livros Não Pedagógicos para o aprendizado e formação pessoal, visa incentivar e provar que através da leitura pode-se obter aprendizado fora dos livros didáticos. Claro, que livros pedagógicos e didáticos tem suma importância para o ensino teórico das matérias existentes na grade curricular, mas o que buscamos com a Feira Ciência Viva  é a oportunidade de, junto aos demais participantes, mostrar que livros literários também podem contribuir com interdisciplinaridade e a transversalidade de conhecimentos.Seriam esses livros não pedagógicos definidos como qualquer tipo de leitura para entretenimento como literatura, poemas e poesias, textos, artigos, histórias em quadrinhos, biografias, etc. Abordaremos subtemas como: a) "A formação através da arte" - queremos apresentar que a arte tem efeitos psicológicos que podem inspirar pessoas, mudar pensamentos, formar opiniões e ajudar no autodesenvolvimento do ser humano como um todo; b) "Uma janela chamada livros" - como viajar sem sair do lugar! É fato que a leitura abre portas de um novo mundo para o indivíduo, e que a leitura de histórias, que são exatamente os livros literários, são as que melhor evidenciam a magia que só a leitura literária pode promover na vida de uma pessoa.

Palavras-chave: Livros, Leitura, Aprendizagem, Literatura.

Introdução e justificativa

O tema a importância dos livros não pedagógicos para o aprendizado e formação pessoal foi escolhido pela visão errônea de muitas pessoas de que somente os livros pedagógicos podem informar e influenciar as pessoas a serem mais inteligentes. Vale lembrar que em momento algum discutimos a importância desses livros didáticos, mas queremos mostrar a importância da literatura, dos poemas e poesias, e toda a arte escrita dos livros podem influenciar no aprendizado, e que valores e sentimentos passados através desses conteúdos são extremamente importantes para a formação do ser humano.

Objetivos

Apresentar a arte e seus efeitos psicológicos, mostrar as janelas e caminhos que a leitura pode abrir, os benefícios dos livros e reflexões e aprendizados sobre os mais diversos tipos de livros. Esse projeto tem como objetivo mostrar e fazer reflexões acerca do que se pode aprender com esses livros independente da sua categoria ou classificação literária.

Metodologia

A metodologia usada no desenvolvimento do trabalho foi a análise dos livros literários e didáticos, debates sobre os usos dos tipos textuais, pesquisas científicas para comprovar nossas conclusões. Analisando a alfabetização de crianças já pode ser visto a utilização dos livros literários para a aprendizagem infantil como as fábulas que são utilizadas com o intuito de demonstrar para as crianças de forma lúdica como podem aprender lições para preveni-las de perigos como o caso da fábula da Chapeuzinho Vermelho, onde pode ser ensinado a criança não acreditar e conversar com estranhos, preservando-as de se colocarem em situações de risco. Também podemos citar o livro A Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado que levanta a questão racial de forma leve e traz representatividade negra para as crianças, outro livro muito usado para ensinar crianças valores de ética e honestidade é clássico da conto oriental A Semente da Verdade escrito por Patrícia Engel Secco. A saga Harry Potter- J.K Rowling , A Mais Bela de todas- Serena Valentino  , Diário de um Banana- Jeff Kinney , Extraordinário- R.J Palacio são outros materiais que também utilizamos no projeto.

Discutindo nos debates chegamos ao consenso que a introdução de livros não pedagógicos no ensino também pode trazer vários benefícios ao aluno, pois quando a possibilidade de o aluno trazer algo que ele lê é possui interesse você dá mais determinação ao aluno a estudar e fazer parte do ambiente da aula, integrando aquele aluno que muitas vezes fica disperso e não tem muito interesse. Além de que o professor também aprende com as lições tiradas pelo aluno, tornando o ambiente de ensino mais amplo e interessante a fim de trazer pontos que ainda não foram apontados ou visto pelo profissional.

Resultados e Discussão

 A discussão nos levou que durante a vida muitos livros e histórias literárias marcam e fazem parte das nossas vidas de forma direta ou indireta. As pessoas crescem junto com a saga das histórias que acompanham, levando as narrativas dos personagens consigo, se inspiram neles, se identificam e também as vinculam, muitas vezes, ao seu emocional.

 Ler também auxílio na sua vida social, pois a leitura influencia em como você vê a sociedade, como você se comunica e sua percepção, seu senso analítico e senso crítico o que se torna muito importante ao ter em mente das pessoas em que quer se situar e o contexto atual.; c) "Como ler de forma funcional?" - É notório também que a leitura de livros literários proporciona benefícios funcionais para a vida. Quem lê escreve bem, fala bem e lê bem, desenvolve habilidades como interpretação de textos, melhora o vocabulário, a oratória e o dinamismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com