TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia do Barroco nas Obras de Aleijadinho

Por:   •  11/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

A INFLUÊNCIA DO BARROCO NAS OBRAS DE ALEIJADINHO

Cleide Loureiro Gonçalves

RESUMO: O presente artigo “ A influência do barroco nas obras de Aleijadinho” consiste em uma análise bibliográfica, utilizando os artigos “O teatro barroco de o Aleijadinho de Latuf Mucci” e “A concepção arquitetônica de Aleijadinho-Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto de Raquel Pifano”, tendo como foco principal os monumentos como a Igreja São Francisco de Assis e o átrio do Santuário do Senhor do Bom Jesus do Matosinhos que contém as obras de Antônio Francisco Lisboa, O “Aleijadinho”, arquiteto mineiro da arte barroca, através de seus elementos estéticos com o conhecimento e o reconhecimento do barroco brasileiro, com ênfase no barroco mineiro, visando sua arte e cultura, por intermédio da análise do poema “ Ocaso ” de Oswald de Andrade. O barroco produz e reinventa a cultura clássica, e conserva a concepção de história do renascimento, representa a religiosidade expressa pelas obras de Aleijadinho, a arte sacra.

PALAVRAS-CHAVES: Barroco, Monumentos, Aleijadinho.

RESUMEN: Este artículo es el análisis de Aleijadinho funciona y la influencia del barroco, el uso de elementos de teatro barroco Aleijadinho de Latuf Mucci y el diseño arquitectónico de Aleijadinho-San Francisco de Asís en Ouro Preto Rachel Pifano a través sus elementos estéticos con el conocimiento y el reconocimiento del barroco brasileño, con énfasis en el barroco, por su arte y cultura, a través del análisis del poema vuelo sobre las iglesias de Carlos Drummond de Andrade. Centrándose principalmente en los monumentos como San Francisco de Asís y el vestíbulo del Buen Jesús de Matosinhos Señor de la capilla que contiene las obras de Antonio Francisco Lisboa, el "Aleijadinho" arquitecto de la minería del arte barroco. Barroco produce y reinventa la cultura clásica, y guarda la historia del diseño del Renacimiento, es la religiosidad expresada por las obras de Aleijadinho, el sacro.

PALABRAS CLAVE: monumentos barrocos, Aleijadinho

Com o objetivo de analisar e relacionar os artigos O Teatro Barroco de o Aleijadinho, de Latuf Isaias Mucci e A concepção arquitetônica de Aleijadinho- Igreja São Francisco de Assis, de Raquel Quinet Pifano, em que busca fazer um paralelo entre ambos, em que os mesmos se referem aos principais monumentos, a Igreja São Francisco de Assis e o átrio do Santuário do Senhor do Bom Jesus do Matosinhos em que ambos contém obras do grande mestre mineiro Antônio Francisco Lisboa O Aleijadinho, que tem como influência o barroco brasileiro, em especial o mineiro.

O barroco brasileiro é influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, adquire características próprias. Apesar de ter iniciado na Bahia, o barroco tem em Minas Gerais o seu ponto alto quer seja na escultura, arquitetura e pintura. O barroco mineiro é um fenômeno excepcional no qual uma arte grandiosa, teatral, alcançou seu apogeu em Congonhas do Campo Mucci (2007). O barroco produz e reinventa a cultura clássica, e conserva a concepção de história do renascimento, representa a religiosidade expressas pelas obras de Aleijadinho, que representam o sacro, tendo como influência marcante do barroco europeu através de gravuras, como exemplo as igrejas e esculturas.

Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, arquiteto mineiro da arte barroca, filho do arquiteto Manuel Francisco Lisboa e de sua escrava Isabel, considerado o maior artista brasileiro do período colonial deixou ao país um legado sem igual pela genialidade de suas obras, foi considerado como o primeiro grande nome das artes plásticas brasileiras, assim como escultor Victor Brecheret e o arquiteto Oscar Niemeyer, tem uma formação artística de cunho inteiramente regional. Em Ouro Preto, onde nasceu, agradecem a ele o esplendor arquitetônico e artístico da Igreja São Francisco de Assis, em que teve sua participação como arquiteto e decorador, e no átrio do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas em que tem as esculturas de pedras-sabão dos dozes profetas. Foi somente a partir do modernismo que o conhecimento e o reconhecimento do barroco brasileiro e, exclusivamente o barroco mineiro, tornou- se conhecido no brasil a partir dos modernistas paulistas como; Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e seu filho Nonê, Olivia Guedes Pentado e Godofredo da Silva Teles, pela viagem que fizeram, às cidades históricas mineiras em 1924, garimpando as raízes mais arcaicas da identidade nacional e valorizando a mesma. Em 1928 em um ensaio intitulado “O Aleijadinho”, Mario de Andrade afirma que o escultor-arquiteto-entalhador de Ouro preto foi o pioneiro da verdadeira arte brasileira, miscigenada pelo sangue indígena, com a seiva africana e com a verve do português. Assim a arte barroca mineira que tinha reconhecimento estritamente regional, passou a fazer parte de uma identidade nacional constituída pelo movimento modernista. Aleijadinho então, ficou reconhecido internacionalmente através do francês Germain Bazin, em suas obras: A arquitetura religiosa barroca no Brasil (1956) e Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil (1963), em que ressalta a beleza escondida do interior de Minas Gerais, tornando conhecido mundialmente o seu universo de obras de arte mineira.

Para entendermos a obra e a genialidade de Aleijadinho parece tão incerto quanto complexo, pois suas obras traz uma identidade do estilo europeu e colonial, em que foram adaptadas aos seus ideais artísticos com seus valores e estilo barroco pessoal, através da influência das esculturas barrocas da Europa observadas a partir de gravuras , no qual utilizou pedra-sabão na Igreja São Francisco de Assis e no átrio do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, e assim o barroco ganha maior expressão particular no contexto brasileiro. Sua obra é extremamente complexa por ter uma certa dificuldade de reconhecê-la como estilo europeu, a Igreja São Francisco de Assis é um exemplo, pois faz uma comparação a arquitetura barroca italiana produzida como modelo para toda a Europa, permitindo uma melhor compreensão no processo de assimilação da arte erudita pela colônia, e além disso, apresenta um entendimento maior na poética de Aleijadinho, já que existe uma diferença marcante na mesma por ter um estilo colonial, pois foi a partir do modelo do estilo artístico europeu que Aleijadinho incorporou na mesma uma forma de assimilação marcante, expressando outro sentido relacionado a história colonial e pessoal, ou seja o barroco colonial com seu caráter contraditório é que mostra melhor vários sentidos da arquitetura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com