TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica da obra “Aleijadinho e o aeroplano”

Por:   •  29/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]


UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Escola de Direito, Turismo e Museologia

Departamento de Turismo

Resenha crítica da obra “Aleijadinho e o aeroplano”

Guiomar de Grammont

Ana Beatriz M S Almeida

        Prof. Maria do Carmo Pires

Ouro Preto

2018

[pic 2]


UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Escola de Direito, Turismo e Museologia

Departamento de Turismo

Resenha crítica da obra “Aleijadinho e o aeroplano”

Guiomar de Grammont

Ana Beatriz M S Almeida

Prof. Maria do Carmo Pires

Resenha crítica apresentada ao Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Cultura e Arte Barroca.

Ouro Preto

2018

As informações sobre o artista Aleijadinho consiste em algumas fases: A primeira, com base em relatos de viajantes que passaram por Minas Gerais no início do século 19; A segunda com a biografia do autor mineiro Rodrigo José Ferreira Bretas; A terceira com informações fornecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as matérias, o barroco e Aleijadinho. Por último, informações vindas de universidades e pesquisadores estrangeiros, que deram novos caminhos ao problema.

A autora Guiomar de Grammont reformula essas fases e pretende colocar a questão em outras bases, para desmascarar a figura do herói, mestiço e iniciador da nacionalidade. A autora concentra em alguns planos como: demonstrar que a biografia de Bretas forjou a imagem de um homem, quando o que havia era uma divisão, dando a ele uma dimensão maior; afirmando que naquele lugar e período, a diferença de um artista se dava através da prática de competição, não da originalidade

Grammont mostra que em nenhuma das fases abandonou o projeto biográfico e mesmo quando a revisão das fontes reduziu o personagem, seus traços permaneciam nítidos, pois ficaram as ideias de genialidade e originalidade. O principal momento em que a autora realiza por seus próprios meios o exame de uma fonte é quando trata da biografia de Bretas.

O texto de Guiomar de Grammont faz parte de uma ideia que realizou uma tarefa necessária. Teve como objetivo completar um ciclo que questiona a presença de Antônio Francisco Lisboa. Figura que se tornou vítima de proliferação de imagens, como gênio precursor. O qual foi feito à custa de enganos e contradições e também de engenho e arte, depois que o barroco deixou de ser escolhido e a mestiçagem passou à condição de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com