TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DAS POESIAS SACRAS DO TROVADORISMO E O BARROCO PARA GREGÓRIO DE MATOS

Por:   •  23/12/2020  •  Artigo  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

A INFLUÊNCIA DAS POESIAS SACRAS DO TROVADORISMO E O BARROCO PARA GREGÓRIO DE MATOS.

Aluno: Kevelyn Cristina Paiva Abreu

Orientador: Alckmar Luiz dos Santos

LITERUATURA 1

RESUMO

O trabalho consiste em apresentar todos os aspectos do período trovadoresco e sua influência para a construção do barroco no Brasil, especialmente nas sátiras de Gregório de Matos e sua aproximação com as antigas cantigas voltadas ao escárnio e maldizer. A pesquisa tende a valorizar a formação da cultura brasileira e suas raízes ibéricas, como também as culturas galenas portuguesas. Um grande exemplo disto é o autor Gregório de Matos, que ao analisarmos é possível notar tal influência, porém não somente nele, mas também em todo o território nordestino. O trabalho consiste em uma busca de revisão literária para entender e analisar os aspectos entre as duas escolas, o autor e a cidade, contribuído com o desenvolvimento da literatura brasileira.

Palavra- chave: Gregório de Matos; trovadorismo; barroco.

O TROVADORISMO

Conforme o crescimento das culturas na sociedade é possível observar que  uma produção oral  é anterior a produções escritas. Este método oral foi repassado pelas gerações para que através dela o mundo viesse reconhecer sua história.

        Esta cultura existia na Idade Média Europeia como uma predominância sobre a produção escrita, pois esse meio era apenas para a elite Uma cultura importante e com estéticas.

Esta literatura foi constituída entre o século XI e XII, através de poemas trovadorescos, canções e muitos outros. Uma poesia fácil de entender, como rimas, ritmos para que haja uma facilidade em memorizar e esta passou de forma deslumbrante pela literatura brasileira e europeia, ou seja, o trovadorismo português  e o barroco brasileiro. O qual teve grandes influências para o autor Gregório de Matos em  seus poemas satíricos.

        Para o barroco, brasileiro podemos citar alguns momentos mais marcantes, sendo eles, o cultismo, os valores encontrados em imagens e formas, jogo de palavras, metáforas, hipérboles, comparações entre o pecado e a fé, divisão entre a  razão e emoção.

        O nome que teve destaque neste período foi de Gregório de Matos Guerra, um poeta que tinha o dom para retratar a sociedade, seus costumes e a vida brasileira através de sátiras, contendo ironias, jogos de rimas, imagens e palavras.

        Sua influência veio do Trovadorismo, escola literária portuguesa que neste momento estava dando início a um reino independente, mesmo com as ligações econômicas, culturais e sociais com a península Ibérica. Onde perto de Galicia nasce a língua galega portuguesa, uma língua própria e com traços únicos.

        Neste período este novo de poemas era demandado por diversos trovadores, que iam dos nobres a aldeias que demonstram seu repertório poético e musical. Sua cultura estava entrelaçada ao momento vivido na época, como as cruzadas, a guerra contra os mouros, feudalismo, poder do clero.

O momento em que o trovadorismo o mundo passava pelo período económico e político  chamado feudalismo, onde existia um poder dividido entre o feudo e o vassalo. Onde o feudo prometia proteger o vassalo em troca de seus serviços.

De acordo com Oliveira, o trovadorismo sofreu vários tipos de modificações, sendo adaptados de acordo com o ambiente em que se encontrava e assim pode-se dividir esta escola literária em quatro partes, sendo elas as cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. Todos os tipos de poesias que eram vistas como cantigas, canções ou ligadas à música faziam parte deste movimento e  essas poesias ainda permanecem na poesia brasileira.

        Cantigas de amor acontece quando o eu lírico é a voz feminina, mesmo sendo um trovador homem, pois na época apenas homens podiam ter tal papel, porém através disso o eu-lírico feminino irá demonstra o quando ama seu amado e a saudades que sente de seu amado e nas cantigas de amigo o homem fala de seu sentimento e de como é linda sua amada.

 Já as cantigas satíricas são as de escárnio e maldizer, sendo a escada usada para falar de outras pessoas indiretamente e a maldizer falar do próximo de forma direta, citando seu nome.

GREGORIO DE MATOS

Gregório de Matos Guerra foi um escritor que em vida não teve nada publica, logo seus livros são coletas de texto que diziam ser dele, assim trazendo dúvidas sobre sua autoria até os dias atuais, mas desenvolveu-se entre poesias lírica, religiosa, erótica e sátiras a qual foi consagrado com o apelido de Boca do inferno.

Muito conhecido pelos seus textos satíricos, ele sempre irá através da escrita criticar a economia e a situação em que se encontra Bahia pelo seu ampliamento econômico que estava acontecendo na época. Rodrigues explica que o  Gregório pretendia, por meio das suas sátiras, manifestar explicitamente o funcionamento do discurso do poder, ou seja, uma cadeia de elos que circulam e que exercem em rede sobre os indivíduos, mas passando também entre eles.

Vejo em seus textos religiosos ideais de dualidade constante entre o certo e

Errado imposto pelos católicos, colocando em dúvida sobre a própria divindade.

Em algumas partes de sua vida mostra poemas angustiados e amorosos, com.

uma dualidade entre seus sentimentos com a amada, sempre a comparando com a natureza e uma beleza inimaginável e angelical. Por outro lado também escreve sobre suas aventuras vividas na Bahia com várias amantes e escândalos nos conventos.

O texto lido nos traz uma visão completa de tudo o que foi dito de forma clara, pois os seus textos por mais que não tenham a ideia de um só escritor, tem uma marca única do barroco e de gregório, onde o mesmo é de grande influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com