TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Portuguesa

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Texto B

A língua portuguesa é complicada, mas possível de ser compreendida. Qualquer imprecisão em uma escrita de apresentação poderá arruinar todas as oportunidades de alcançar a tão pretendida função. Entenda: o escasso controle da linguagem é o fundamental motivo para o corte de pretendentes, revelam os seletores. „‟Nem uma pessoa aprecia empregar alguém que converse ou ortografe incorretamente. A consultora e vice-presidente do Grupo Catho, Inês Perna, avalia que o profissional representa sua organização e mesmo que o mercado encontra-se mais flexível, alguns erros não são aceitáveis de acordo com a função.

Conforme Inês, a economia requer o domínio da Língua Inglesa. Entretanto mesmo as pessoas falando e escrevendo a Língua Portuguesa o idioma é difícil. “Se as pessoas passarem o tempo somente se dedicando a Língua Portuguesa, não serão capazes de dominar outra língua. A dominação gramatical vem do aprendizado e interpretação, e a população não lê como antes”.

Aparecendo com mais frequência entre os jovens, principalmente depois da chegada da Internet e da comunicação via e-mail, vícios de linguagem e erros gramaticais não são prioridade deles. Profissionais que ocupam cargos no alto escalão também costumam errar. O preenchimento de relatórios, por exemplo, é propício para todo tipo de erro.As manias da fala e os erros de gramática ainda aparecem constantemente entre os jovens, particularmente após o surgimento da internet e conversas via e-mail não são preferencias deles. Pessoas que preenchem cargos no grande escalão também erram. Preencher avaliações, por exemplo, é muito oportuno para cometer erros. Carla Zindel, diretora da escola de idiomas Holding's diz que “Em tempos passados, quando cada gestor ou gerente contava com uma secretária, a ausência da dominação na Língua Portuguesa não era notada, pois por fim que necessitava redigir de modo correto era a secretária. Atualmente houve mudanças. Os Gerentes, Diretores e Supervisores partilham da mesma secretária, e tiveram que começar a praticar a preparação de documentos, relatórios e encaminhamento de e-mails”.

Também é necessário destacar sobre a má forma de se comunicar. Além dos erros de gramática, é um problema muito vivido por profissionais.

Roberto Amado, diretor do Instituto Canopus diz que, além disso, um dos grandes problemas é a difícil comunicação. “A ausência de objetividade na comunicação escrita é um fundamental obstáculo encontrado pelos estudantes. Nosso idioma não é muito objetivo,

valoriza a forma excessiva e demorada. A conversa rápida através de e-mails leva os profissionais a encontrar obstáculos fortes ao se comunicar”. Comenta Amado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com