TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Portuguesa

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Língua portuguesa: é possível aprender a usá-la adequadamente?

Se o emissor consegue comunicar o que ele quer dizer mesmo errando algo e o receptor compreende a mensagem, acredito que uma vez que a ideia foi entendida a mensagem foi transmitida corretamente. O Brasil é um país cheio de pluralidades, grande em extensão, e se constitui por regiões que vivem de diferentes influências culturais. É completamente plausível que existam regionalismos e maneirismos na forma de comunicação que ultrapassam uma suposta obediência a qualquer que seja o padrão linguístico de determinada cidade mais influente. Em suma, a forma adequada para ser usada é muito relativa, os padrões da língua servem apenas para que todos falem o mesmo idioma, mas não são necessários que seja idêntico, porque a língua portuguesa é variada e dinâmica, justamente para atender a demanda de quem se comunica. Um exemplo que pode ser dado é a língua portuguesa como um todo, pois, o português do Brasil é diferente de Portugal.  

Você acha que a maioria dos brasileiros tem dificuldade de aprender e utilizar a língua?

Qualquer pessoa que possua cognição, é capaz de aprender e desenvolver qualquer habilidade, porém as pessoas não possuem memórias equivalentes, elas não aprendem de forma igual. Acho que todos aprendem pela sua própria maneira, tendo diversas influência, como as dos pais e até mesmo pelo meio social e local em que vive. Por ser sua língua nativa, o português é aprendido e utilizado pelos brasileiros sem dificuldade, a verdadeira dificuldade só começa quando temos que desenvolver esse veículo de comunicação  


Você acredita ser possível minimizar essa dificuldade e conseguir ter a língua como sua aliada?

Para que seja possível minimizar a dificuldade de desenvolvimento da língua é preciso que termine o preconceito linguístico, onde só existe uma maneira certa e todas as outras são consideradas erradas. O professor de língua portuguesa, deverá dedicar-se em adotar novos recursos didáticos, a fim de garantir um ensino eficaz que leve o aluno a ter verdadeiramente uma aprendizagem significativa. Faz-se necessário algumas mudanças nos procedimentos adotados em relação ao ensino de língua portuguesa, pois os alunos pertencem a diferentes culturas e devem ser atendidos de acordo com suas necessidades, baseando-se em suas possibilidades de leitura e escrita levando em consideração o potencial gramatical que cada um tem ampliando, ou seja, enriquecendo o poder linguístico. Tornando, assim, a língua portuguesa um ensino prazeroso pois deixa de ser uma obrigação e se transforma em uma extensão do seu próprio conhecimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com