TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua das Mariposas

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 3

A Língua das Mariposas é um filme espanhol de 1999, do gênero drama, dirigido por José Luis Cuerda, baseado principalmente na história homônima de Manuel Rivas , do volume ¿Qué me quieres, amor?. Retoma o cenário vivido a década de 1930, mais especificamente em 1936, antes da Guerra Civil Espanhola se propagar.

No início do filme Moncho desperta seu irmão do sono para demonstrar sua preocupação com o primeiro dia de aula, ele estava com medo que o professor iria castiga-lo e pensava até em fugir para a América para não precisar ir para a escola.

No primeiro dia de aula, o garoto foi chamado pelo professor Dom Gregório para se apresentar pra turma, mas seus colegas zombam dele e o chamam por seu apelido “Pardal”, Moncho estava muito nervoso e acabou urinando nas próprias calças, com vergonha ele saiu correndo e foi se esconder no meio do mato, as pessoas estavam desesperadas atrás do menino e ele só foi encontrado durante a noite por seu irmão.

Dom Gregório foi até a casa de Moncho para se redimir e convidá-lo a voltar para a escola, a partir daí começou uma grande amizade entre eles, e o garoto mudou a visão que tinha sobre o professor rígido, ele tinha respeito na relação com os alunos, diferente dos professores daquela época.

As aulas eram sempre lúdicas, com dinâmicas e práticas realizadas fora da sala de aula, tornando interessantes para Moncho, no entanto, ele foi criando afetividade pelo professor e o interesse em aprender coisas novas, principalmente o assunto da língua das mariposas, ele adorava observar elas absorver o néctar das flores, os dois passavam a maior parte do tempo juntos caçando mariposas e tendo novas ideias de visões de mundo.

Ramón, pai de Moncho presenteia Dom Gregório com um terno, e questiona o fato dos professores não serem valorizados da maneira que deveriam ser, referenciando que eles são “as luzes da república”, ambos eram republicanos, ou seja não iam de acordo com as leis propagadas pela igreja.

Outra história retratada no filme é a de Carmiña, uma jovem que tinha um caso amoroso com um bêbado da cidade, que foi descoberto por Moncho e seu amigo Roque, a moça fazia questão que seu cachorro presenciasse o ato e só se sente excitada com a presença do animal. Além disso, tem outra situação, o irmão de Moncho, Andrés entra para a orquestra e se apaixona por uma menina chinesa, mas ela é casada com um homem bem mais velho que adotou-a quando ela tinha quatro anos de idade.

Em meio aos aprendizados de Moncho começa a desencadear um processo de perseguição política aos republicanos, começaram a ouvir notícias de que a guerra se iniciou na África, ocorrendo o golpe militar, iniciando assim a Guerra Civil Espanhola.

Rosa a mãe do menino, ficou desesperada e começou a destruir todos os vestígios que seu marido fosse ligado aos republicanos, Moncho foi proibido de sair de casa e se encontrar com o seu professor, os militares apareceram na casa da família para levar Ramón, mas sua mãe consegue despistá-los.

Quando começou a repressão franquista, os republicanos foram presos pelo estado e eram considerados “vermelhos”. A família de Moncho vai para a praça central da cidade, para assistirem eles serem levados, mostrando uma imagem religiosa e de fé que na realidade Ramón não tinha.

Com medo de serem reconhecidos como republicanos, eles se juntam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com