TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  1/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

____________________________________________________________________________________

ALEXANDRE JÚNIOR SIMÕES DE SOUZA

RA: 1182905

PROJETO DE PRÁTICA

Trabalho apresentado ao Centro

Universitário Claretiano para a disciplina

Língua Portuguesa:

Modalidade, Estudo da Informação e Estilística

pelo Tutora Vera Lucia F. Silva.

CAMPINAS

2020

CENTRO UNIVRERSITÁRIO CLARETIANO

ALEXANDRE JÚNIOR SIMÕES DE SOUZA RA: 1182905

1º. SEMESTRE

LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA

CAMPINAS

2020

PROJETO DE PRÁTICA

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO TÓPICA DAS INFORMAÇÕES NO TEXTO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por base teórica fazer uma análise das informações no texto, observando o valor que a organização tópica tem para o desenvolvimento das ideias nas produções de alunos da educação básica de uma turma do ensino médio. A análise tem como propósito verificar como estas produções organizam ou estruturam o tópico.

Apresento uma proposta de ensino de leitura a partir da noção de topicalidade como princípio de organização textual. A análise da organização tópica leva em consideração a identificação e delimitação de segmentos tópicos e dos procedimentos pelos quais esses segmentos se distribuem na linearidade do texto (organização linear) e se recobrem hierarquicamente conforme o grau de abrangência dos assuntos (organização hierárquica). Defendo que o exercício de análise da organização tópica pode favorecer ao aprendiz o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a organização de idéias nos textos que lê e a estruturá-las adequadamente nos textos que escreve.

O tópico frásico é o tópico de uma frase, que é um segmento individual que compõe o discurso. O tópico discursivo é aquele elemento que atua como tópico do discurso. É o assunto, ou seja, aquilo de que se fala no discurso. Como afirma Siewierska (1991), um discurso coerente é aquele em que há relação entre os tópicos frásicos e o tópico discursivo geral, que, normalmente, aparece no início do discurso. A organização do tópico discursivo pode ser hierárquica: o supertópico (tópico central) estrutura-se em tópicos e estes, por sua vez, em subtópicos, como veremos depois.

Temos:

• O tópico é aquilo de que se fala, ou seja, é aquilo sobre o qual se predica.

• O tópico é a expressão que representa informação velha (recuperável). É um elemento dado no cotexto ou presente no contexto extralinguístico ou, ainda, é um elemento presente na memória passiva que, ao ser acionado, passa para a memória ativa.

• O tópico frásico é o tópico de uma frase, segmento do discurso.

• O tópico discursivo é o assunto do discurso. Pode ser estruturado em supertópico, tópico e subtópico.

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO TÓPICA NO ESTUDO DO TEXTO.

Ao observar a estrutura de um texto, sua escrita e as informações nele contidas, são levados em conta vários critérios para se fazer uma análise do conteúdo, dentre estes critérios está a organização tópica. Conforme estudos de Marcuschi (2008, p., 134), “a organização tópica pode ser de natureza frasal ou de natureza discursiva”. De acordo com o autor, “a primeira é de natureza sintática e se restringe a natureza da frase”, em que se tem tópico e comentário como partes da enunciação ou frase. No entanto, o tópico frasal não se confunde com o sujeito da oração, pois é resultado de um processo chamado “topicalização”, processo de linearização que é de base discursiva, já o sujeito é de base sintática, um argumento do verbo na formação da estrutura da frase. Como diz o autor supracitado, a noção de tópico no enunciado, “em todos os casos, trata-se de uma distinção sintática que faz uma ponte entre o semântico e o pragmático no âmbito da frase”.

A obra

O texto a ser analisado é retirado da obra O Cortiço. Que é a mais emblemática do movimento naturalista no Brasil. A grande questão levantada pelo escritor esteve relacionada como o meio, a raça e a história.

Assim, a degradação e a decadência do ser humano pode ser explicada pela mistura de raças, que, segundo Aluísio, levam à promiscuidade. Ademais, o meio influencia diretamente o comportamento de seus personagens.

A desigualdade social é um tema muito explorado, o qual é reforçado por meio das diferenças sociais e históricas dos indivíduos envolvidos. Trata-se, portanto, de um retrato revelador da sociedade brasileira em meados do século XIX.

A busca pela ascensão dos personagens demostra a ambição deles, envolvidas em questões superficiais. Ainda que tenha sido escrita em fins do século XIX, até os dias de hoje podemos notar essa postura de busca de ascensão social na sociedade brasileira.

ANÁLISE ORGANIZAÇÃO TÓPICA DO TEXTO 02 – O CORTIÇO

A opção 02, apresenta um texto com gênero narrativo, onde se descreve também, a rotina, a vida de dois personagens: Joao Romão e Bertoleza, de forma bem suscinta, narrando seus infortúnios, desventuras e aspirações. Quanto à estrutura composicional, a narrativa apesenta um narrador em 3° pessoa, onisciente, que conhece e sonda profundamente os personagens, que no trecho em questão, podem ser consideradas planas. Ou seja, sem muita complexidade.

A narrativa apresenta aspectos básicos do gênero: narrador, personagens, fato narrado, faltando ainda o conflito, o clímax e a conclusão, visto que se trata apenas de um trecho do livro “O Cortiço”. Poderíamos até dizer que, no caso da situação da Bertoleza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com