TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociolinguística,o tratamento da variação

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I

DISCIPLINA: SOCIOLINGUÍSTICA

ESTUDANTE:  JANINE NUNES

Resumo dos capítulos 3 e 8 do livro Introdução a Sociolinguística,o tratamento da variação.

Maria Cecilia Mollica

Maria Luiza Braga

Nas relações comunicativas, do uso real da língua se estabelecem diferenças, que modificam  o processo de estruturação e produção linguística, elas são chamadas de variações linguísticas e são objeto de estudo da Sociolinguística. Mollica acredita que a língua pode variar devido á infuência de fatores extralinguísticos e nessa perspectiva falantes de uma mesma língua apresentam diferenças no seu modo de falar de acordo com o lugar em que estão, em grupos socioeconômicos diferentes ou, ainda, de acordo com  o contexto e  o meio usado para a comunicação.

A sistemacidade da língua, permite ver regularidade por trás do aparente caos da comunicação livre, em que diversas formas linguísticas se cruzam, implementam ou desaparecem com o tempo.No caráter sistêmico da língua, as variantes  funcionam como um modo diferente de dizer a mesma coisa,mas nem por isso, perdem sua legitimidade de produção. A sistemacidade da língua se dá tanto na forma quanto no conteúdo.

O falante inserido numa comunidade interage com os membros dessa comunidade, trocando experiências e construindo novos significados. O modo como ele fala permite que sejam organizados agrupamentos com outros falantes que possuam traços comuns entre si. Vale lembrar que toda a língua apresenta variantes  mais prestigiadas do que outras ,algumas variantes recebem status positivo e outras status negativo sobre o uso linguístico, e a Sociolinguística visa destruir  preconceitos e relativizar a noção do erro, nessa  perspectiva torna-se relevante impedir práticas pedagógicas que desqualificam expressões linguísticas naturais e legítimas e que privilegiam o padrão culto como a única forma aceitável e respeitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com