TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cosmovisão Judaico-Cristão no Imaginário Poético de Murilo Mendes

Por:   •  8/5/2017  •  Monografia  •  19.660 Palavras (79 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 79

A Cosmovisão Judaico-Cristã no Imaginário Poético de Murilo Mendes  

Thiago Maia

Monografia apresentada no Curso de Licenciatura em Letras - Literatura na UFMT.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Murilo Mendes, por ter nos legado ao mundo sua obra poética, compartilhando conosco o espírito da poesia. Agradeço também aos meus familiares pelo carinho e pelo suporte que têm me dado. Sou reconhecido também ao Professor Mário, que me orientou durante o período de pesquisa e confecção desta monografia. Por último, agradeço ao Deus Judaico-Cristão, que me proporcionou o assunto a ser abordado na obra do grande poeta Murilo Mendes.


SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS 3

SUMÁRIO 4

Resumo 5 

1. Introdução 6

Apresentação de Murilo Mendes 8

2.1 Perfil de Murilo Mendes 8

2.1 Microdefinição do Autor 11

2.2 Breve Biografia 16

3. Panorama Crítico da Poesia de Murilo Mendes 20

4. A Cosmovisão Judaico-Cristã no Imaginário Poético de Murilo Mendes 24

4.1 O "Livro de Jó" e Análise do poema "Novíssimo Jó" 26

4.2 Análise do poema "A Testemunha" 32

4.3 Análise do poema "A Destruição" 38

4.4 Análise do poema "A Tentação" 40

4.5 Análise do poema 'Salmo n.º 3" 41

4.6 Análise do poema "O Exilado" 43

4.7 Análise do poema "Os três círculos" 45

4.8 Análise do poema "Igreja Mulher" 48

4.9 Análise do poema "O Poeta na Igreja" 54

4.10 Análise do "Poema Espiritual" 56

5. Conclusão 59

6. Bibliografia 60

A Cosmovisão Judaico-Cristã no Imaginário Poético de Murilo Mendes

A velocidade se opõe

À nudez essencial.

Para merecer o rompimento dos selos

É preciso trabalhar a coroa de espinhos.

Senão te abandonam por aí,

Sozinho, com os cadáveres de teus livros.”

(Murilo Mendes)

Resumo

Esta monografia pretende analisar a influência da cosmovisão judaico-cristã e dos seus mitologemas na composição imagética da obra em verso de Murilo Mendes. Indagar pela forma literária que tomam os elementos religiosos em diversos poemas do autor. De que maneira e com freqüência os mitologemas cristãos aparecem em seus poemas? Em que medida eles se mantém “puros” (conforme à ortodoxia cristã) ou são “subvertidos” pela estética do poema (fogem à ortodoxa)? Ou seja, o que há na poesia do “católico apostólico mundano” Murilo Mendes, de propriamente católico e de propriamente mundano? Quando e em que medida o discurso religioso e o laico se tornam uma mistura híbrida, uma síntese polifônica? São estas as questões que servirão de referencial para a presente investigação.


1. Introdução

Esta monografia surgiu de um mistério evocado pela leitura dos poemas de Murilo Mendes, uns dos maiores poetas do Modernismo (e uns dos meus favoritos também). Percebi que os temas religiosos eram tratados de maneira heterodoxa e apareciam em contextos estranhos ao seu caráter "sagrado". Sabendo que o "homem" Murilo Mendes era católico, surpreendia-me que o "poeta" Murilo Mendes muitas vezes fugisse à ortodoxia da Igreja. A leitura mais atenta dos poemas fez-me concluir que Murilo tinha sua própria religiosidade, que era de base cristã, mas que bebia em outros fontes. E mais: que o nosso poeta não fazia distinção entre Poesia e Religião, mas as mantinha num mesmo plano imaginário. A pesquisa então foi se direcionando de forma a inquirir como o Cristianismo se adentrava e se assentava no imaginário poético do escritor; e paralelamente, descobrir como as exigências estéticas e ideológicas do nosso poeta mudava as doutrinas ortodoxas da Igreja, de forma a compor uma totalidade semântica com o poema em questão.

A pesquisa foi muito gratificante. Apesar de não haver encontrado teóricos que tenham se dedicado exclusivamente a análise do Cristianismo nos poemas de Murilo, esforcei-me para desenvolver meu tema a partir dos comentários gerais acerca da configuração do Cristianismo em Murilo e do diagnóstico analítico dos elementos cristãos presentes em seus poemas.

A monografia tem a seguinte estrutura: 1º Capítulo - "Introdução". 2º Capítulo "Apresentação de Murilo Mendes", no qual eu transcrevo e analiso dois textos do poeta, que contém informações primordiais acerca de sua personalidade e tendências literárias, além de traçar uma pequena biografia. 3º Capítulo - "Panorama Crítico da Poesia de Murilo Mendes", capítulo no qual pretendo introduzir e contextualizar a discussão que pretendo instaurar nessa monografia. Eu inicio o 4º Capítulo - "A Cosmovisão Judaico-Cristã no Imaginário Poético de Murilo Mendes", tecendo considerações acerca da influência da cultura cristã no mundo literário ocidental de maneira geral, baseado no estudos de Northrop Frye e Mircea Eliade, para logo depois adentrar-me na discussão propriamente dita ao analisar alguns poemas escolhidos de Murilo Mendes, enfocando a questão da presença da mitologia cristã em sua poética e dos seus desvios (ou de sua concordância) em relação às doutrinas ortodoxas da Igreja Católica. No 5º Capítulo - Conclusão, darei minhas considerações finais e refletirei sobre o resultado desta pesquisa, de forma a ver que contribuição ela deu ao meu próprio aprendizado e à pesquisa acadêmica sobre a poesia de Murilo Mendes.


Apresentação de Murilo Mendes

Ninguém melhor que o próprio autor para dizer quem ele é, pois apesar de não haver o distanciamento necessário, ele tem uma visão privilegiada acerca de si, tendo acesso pleno à sua vida interior. Por esse motivo, transcreveremos e analisaremos o perfil que Murilo Mendes fazia de si mesmo e também a sua "Microdefinição do autor", que aparece no livro Poliedro.

2.1 Perfil de Murilo Mendes

Na seção "Flash" do jornal "A Manhã", em 15 de maio de 1949, o poeta Murilo Mendes escreveu seu perfil, com humor e ironia, dando mostras de sua personalidade, gostos e idiossincrasias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (126.5 Kb)   pdf (486.1 Kb)   docx (88.6 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com