TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura básica de uma biografia

Artigo: A estrutura básica de uma biografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.858 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução significa início ou começo. Quando se refere a trabalhos escolares, a introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.

Todos os trabalhos escolares que exigem a composição de textos para apresentação de ideias (redação, artigos, monografias ou teses), é obrigatório que haja uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma conclusão. O nível de aprofundamento do tema, depende do tipo de trabalho que será escrito.

Numa dissertação simples, a introdução deve anunciar ao leitor qual assunto será discutido ao longo do texto. É uma apresentação sintetizada do tema abordado e uma contextualização com a realidade. Em trabalhos acadêmicos, seguindo uma metodologia científica, a introdução deve também caracterizar o tema abordado, mencionar os objetivos e resultados da pesquisa, indicar a relevância do trabalho, etc.

O termo “introdução” também designa a ação de introduzir um novo tema ou ideia. Por exemplo, um livro que tenha o objetivo de apresentar as bases de um determinado tema para posterior aprofundamento do mesmo, tem normalmente o título: “Introdução à .... Economia, Psicologia ou Filosofia”

Biografia é a história escrita da vida de uma determinada pessoa. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "escrever".

Biografia é a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, podendo conter fotos que testemunham os aconteceimentos. É um documento que consta a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos.

Como gênero literário, a biografia é uma narração da história de vida de uma pessoa ou de uma personagem, geralmente na terceira pessoa. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa.

A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).

Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.

Muitas vezes as biografias, especialmente de celebridades, podem causar polêmicas por divulgarem fatos desconhecidos inclusive da própria família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com