TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Intelectual De Jung

Casos: Biografia Intelectual De Jung. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2012  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Deidre Bair ,o primeito trabalho criativo de Jung foi em 1903 no hospital psiquátrico de Burgholzi , onde utilizou da experiência com a “associação de palavras”, considerada por muitos tradicionalistas sua maior contribuição para a psicanálise, por contar com procedimentos científicos e experimentos rigorosos mostrando dessa forma a existência do inconsciente. Em seus ultimos centrou-se nos estudos dos complexos. Inicialmente testou pessoas mentalmente estáveis, em seguida neuróticos e psicóticos de diversos níveis e tipos de reação. Ele aplicava os testes e verificava as manifestações físicas de seus objetos de pesquisa.Também realizava investigações acerca do ambiente social, cultural e educacional de seus pacientes visando apurar todas as possívei associações, desde as mais simples até as mais bizarras. Com o avanço dos testes o interesse de Jung já não girava mais em torno de pesquisas quantitativas, ia mais além, deu início a pesquisas de cunho qualitativo, ou seja, queria “pegar os intrusos da mente”.

Jung leu a interpretação dos sonhos em 1900, mas percebeu em 1903 ao rê-ler a obra que não havia compreendido todo seu significado . Em uma dissertação que realizou no ano de 1900 fez duas referências ao volume,onde verificou semelhanças entre suas ideias e as de Freud, desde. Em uma desssas referências, correlacionou a divisão da personalidade de um médium durante uma sessão espírita com a investigação dos sonhos realizada por Freud.

Em 1905, Jung graduou-se em psiquiatria pela Universidade de Zurich, ao passo que ocupava o cargo de respeito em uma clínica psiquiatrica. Ainda nesse periodo iniciou uma pesquisa que visava o estudo da reação da psique de pacientes , tendo como desdobramento o início de seu trabalho sobre associação de palavras. A técnica da associação de palavras contitui-se na apresentação de uma lista de plavras, uma por vez, cabendo ao paciente responder com a primeira palavra que lhe vinha a mente. Segundo o mesmo, se o paciente hesitasse indevidamente, antes de responder ou expressar uma emoção, isso era um indicativo de que a palavra revelava um “complexo”.

Em suas pesquisas identificou um padrão de personalidade que não reagia a palavra-estímulo, o que o levou a rê-ler

A interpretação dos sonhos , conveceu-se da existência do inconsciente , embora não compartilhasse da ideia de que a raiz de toda “repressão” fosse “traumática ou sexual”. Observou que em muitos pacientes

do hospital a sexualidade tinha valor secundário em comparação com a adaptação social . No ano de 1907, Jung encontra-se com Freud em Viena , mantendo um dialogo de 13 horas ininterruptas o que resulta em uma profunda amizade profissional e pessoal , por um periodo de aproximadamente seis anos. Para Freud, Jung seria seu sucessor, desejava que este desse continuidade á suas ideias , chegando a chama-lo de filho em uma carta. Ambos realizam uma viagem para aos Estados Unidos para conferências na universidade de Clark.

No ano de 1910 por insistência de Freud ,jung é eleito 1° presidente da Associaçaõ Internacional de Psicanálise. Todavia, Jung não permitiu que sua amizade por Freud inibisse suas ideias, sendo que estas, divergiam dá psicanálise freudiana. Não foram poucas as teorias descartadas por Jung, em particular, a de que os problemas sexuais são a base de todas as neuroses, assim como a visão de Freud sobre o complexo de Édipo. Jung era um discipulo com senso crítico ,tinha suas próprias ideias e uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com