TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Letras Portugues/Espanhol - CCHS

Língua Portuguesa II  -  2015.2

Docente: Rogério Vicente Ferreira

  Andrezza Damaris Couto Diniz

Morfologia Lexical . SANDMANN, Antonio José.

Antônio José Sandmann, nascido em Três Arroios - RS, formado em Filosofia, Direito e Letras, foi professor de Língua Portuguesa em vários colégios particulares e estaduais no estado do Pará e seu doutorado foi realizado na cidade de Colônia, na  Alemanha com a tese intitulada "Formação de Palavras no Português Brasileiro Contemporâneo". Conta com algumas obras relacionadas a linguagem, como  a "Competência lexical: produtividade, restrições e bloqueio",  "Morfologia Geral" (1991) , entre outras.

Em seu livro  "Morfologia Lexical ", publicado pela editora Contexto, organizado em  cinco capítulos subdividos, Sandmann  utiliza-se de uma linguagem próxima ao leitor  para  que haja uma melhor compreensão dos conceitos de análise morfológica.

Inicialmente o autor situa o leitor do objeto de estudo da morfologia lexical  que é a palavra, ou seja,  é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras  olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período.

Com o objetivo de analisar em que consiste a competêncial lexical do usuário da língua, com interesse de saber como o falante-ouvinte ou escrevente-leitor entende as palavras, sua estrutura ou constuição, seu relacionamento semânctico-formal com outras unidades lexicais que integram o estoque ou léxico da língua o autor apoia-se em autores renomados da área  lexical.

O autor cita Margarida Basilio, cujo em seu livro Teoria Lexical (1987) relata que as palavras já estão aliadas ao nosso pensamento, assim não sendo necessário empenhar- se muito para realiza- las na construção de uma frase  e compreende que a morfologia lexical é dividida em dois aspectos distintos que se completam, que são as regras de formação de palavras e as regras de análise estrutural,  utilizando-se da Derivação Parassintética, ou seja,  de afixos , prefixos e sufixos na formação.

No capítulo segundo, o autor trata da ampliação do léxico, apresentando as razões do por que uma língua  forma palavras novas, do ponto de vista secundário, podem ser através do empréstimo de outras línguas e a criação de palavras "do nada ", ou seja, uma criação a partir de fonemas ou sílabas e não de palavras já existente na língua o que é um recurso raro.

Do ponto de vista principal o léxico se amplia a partir de palavras/morfemas  preexistentes , sendo esse um processo de formação demoninado base, englobando o processo de derivação e composição.

 Sandmann, apresenta três funções fundamentais da formação de palavras que são a Função Semântica, Sintática e Discursiva e exemplifica com riqueza de detalhes cada uma delas para que haja melhor compreensão por parte do leitor.

A Semântica, segundo o autor, pode ser exemplificada pela nossa atividade  linguística de dar nomes às coisas ou seres, a novos objetos, a fatos culturais novos, a fenômenos da natureza que nos cercam ou da nossa realidade interior, uma vez que não há mudança de classe de palavra na formação: carroceata (de carroça).

 A Função Sintática ocorre mudança de classe de palavra como por exemplo a frase é adjunto de substantivo ( Ele saiu de maneira apressada ) é transformada em advérbio para modificar o verbo ( Ele saiu apressadamente).

A Função Discursiva expressa aspectos subjetivos do emissor em relação ao conteúdo de adequação discursiva que se faz principalmente por meio de sufixos, ganhando destaque os sufixos pejorativos (-ice / pentelhice, bobice) ,contribuindo para causar efeitos intencionais como estranhamento ou ironia. E de adequação à estrutura do texto como um todo, por exemplo a palavra "civiliza" transformada em civilizatória em determinada frase, além da função sintática de tranformar o verbo em adjetivo, o adjetivo traz a vantagem de não ser um vocábulo condicionado ao emprego das flexões do verbo em número, pessoa , modo e aspecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com