TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A hora da Estrela - Literatura obrigatória?

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

O livro que escolhi, sem nenhuma delonga, foi A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Para muitos ele foi um livro de leitura obrigatória para os vestibulares, mas para mim, foi bem diferente. Ele é um dos meus livros preferidos e me fez ter vontade de lê-lo, não por obrigação, mas por vontade própria. No terceiro ano do ensino médio, minha professora de literatura decidiu que faríamos seminários durante o ano letivo sobre os livros que cairiam no vestibular, e no ultimo bimestre, um grupo de alunos da minha sala apresentaram o seminário e uma pequena peça de teatro sobre “A Hora da Estrela”. Depois de ouvir, assistir e me emocionar com a história de Macabéa eu percebi que não ler este livro seria um grande erro.

Quando comecei a ler o livro, eu já sabia que ele era considerado Grande Literatura, por inúmeros motivos, principalmente por ser um livro de Clarice. É como Marcia Abreu cita em seu livro: “ [...] Faz toda a diferença, portanto, saber quem é o autor, ou seja, o fato de haver uma assinatura, ainda que discreta, no verso da obra, muda tudo.” (ABREU, 2006:45).

Me identifico com alguns textos da escritora, mas A Hora da Estrela me tocou de uma forma diferente. A personagem principal, seu modo de vida e a sua crise existencial me fizeram sentir algo diferente.  Não procurei ler o livro porque o mesmo era da Clarice, mas porque a história em si, me chamou atenção. E mais uma vez, Marcia Abreu diz em seu livro: “[...] em geral, os leitores são levados a se identificar com personagens fracos, sofredores ou perseguidos, a experiência da leitura literária nos torna mais humanos, desenvolvendo nossa solidariedade, nossa capacidade de admitir a existência de outros pontos de vista além do nosso, nosso discernimento acerca da realidade social e humana.”  (ABREU, 2006:81)

Esses dois trechos provam à mim que “A Hora da Estrela” é, de fato, literatura. Primeiro, porque vivemos em uma sociedade onde a Grande Literatura é sim definida pelo nome do autor que a escreveu mas, o ponto principal, que faz toda a diferença na minha concepção, é que o livro deve ser apreciado, ele deve ser lido com o coração. A história deve levar o leitor para um outro mundo, para viver em um outro espaço, se colocando em uma outra perspectiva de vida. Cada pessoa tem uma visão literária, mas dentro de tudo o que eu considero literatura, com toda certeza, se encontra “A Hora da Estrela”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com