TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inserção da poesia na alfabetização

Por:   •  5/8/2015  •  Monografia  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS

A INSERÇÃO DA POESIA NA ALFABETIZAÇÃO

Michelle Bruno Rocha

Brasília – DF

2015

Michelle Bruno Rocha

A INSERÇÃO DA POESIA NA ALFABETIZAÇÃO

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso na
Faculdade Anhanguera de Taguatinga como
requisito básico para a conclusão
de Curso de Letras Português e Inglês

Orientador: Gervázio

Brasília – DF

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................
  2. REFERENCIAL TEORICO ........................................................................
  3. JUSTIFICATIVA ..........................................................................................
  4. OBJETIVOS....................................................................................................
  1. GERAL ......................................................................................................
  2. ESÉCÍFICOS ............................................................................................
  1. METODOLOGIA DA PESQUISA .................................................................
  2. METODOLOGIA..............................................................................................

REFERENCIAS .....................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

Alfabetização pode começar em casa, mas a escola é essencial para as crianças começarem a ler e escrever, o ato de ensinar a língua escrita, compreender significados, permitindo a comunicação com o resto dos seres humanos através da escrita, chama-se alfabetização. Ao ser alfabetizada, a criança adquiri o máximo de suas capacidades reflexivas e intelectuais, habilidades como compreensão e assim fazendo parte da sociedade de forma dinâmica e critica.

A poesia é um misto de sentimentos e de palavras, um mundo lúdico e atraente, e é uma das formas literárias menos utilizadas no ensino infantil, sendo assim, a ausência nas salas de aula tem se tornado um habito, devido a uma grande parte dos educadores terem perdido o foco, ou seja, sua maior motivação, a de educar o aluno, formar um cidadão, alguns grandes e importantes assuntos acabam ficando esquecido, existindo apenas nos livros, impedindo ao aluno e também ao educador o amplo conhecimento de tais assuntos.

Em sua obra, Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa, o autor Paulo Freire afirma que “Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo”, ou seja, o professor deve ser o exemplo, não devendo cobrar de seus alunos que leiam e que goste de poesias se o mesmo nada o faz ou sente por poesias ou leituras, por isso a necessidade de que o professor antes de trabalhar a poesia em sala de aula com seus alunos precisa trabalhar em si a introdução delas. Ao desenvolver a Poesia com mais freqüência na alfabetização, nas séries iniciais, resultará em criar novamente o hábito da leitura, que é um instrumento importante para o conhecimento da linguagem, pois a mesma desperta curiosidade e prazer desenvolvendo a imaginação e a criatividade, melhorando sua escrita que é de suma importância e conseqüentemente a sua oralidade e compreensão de texto e por fim os que se interessarem com a criação da mesma.

É necessário que o educador tenha para si o quanto é importante a inserção e o não esquecimento da poesia, para depois inseri-la em sala de aula para seus alunos, assim ele conseguirá mostrar a importância que ela tem para o desenvolvimento emocional do leitor. O contato constante com a poesia é uma maneira de melhorar a pronúncia das palavras, de conhecer o mundo das letras, o vocábulo e uso da língua, durante esse processo de alfabetização o professor deve ir além do ensino padrão, ele deve usar a imaginação para assim manter o interesso do aluno durante esse processo.

É importante quebrar as barreiras de que a poesia é difícil de trabalhar em sala de aula e resgatá-la, já que exercita a reflexão e a memorização entre tantos outros benefícios?

  1. REFERENCIAL TEORICO

      Nos dias atuais, a prática da leitura de poesia está esquecida nas escolas. Isto acontece porque há pouco contato dos educadores da língua materna, desde os primórdios de sua formação. De acordo com Banberger (2002, p. 10):

A poesia ainda é desvalorizada por professores e alunos, é necessário que se observe e que tenha mais atenção, pois a poesia não é difícil  de se interpretar, ela apenas precisa de cuidados, compreensão, a poesia é um meio de comunicação. Para uma boa eficácia de ensino aprendizagem é preciso que o professor tenha interesse em aprender e que saiba poesia para assim poder ensinar. A criança que tem contato com a poesia desde a infância ao decorrer se dispõe de repertório amplo de informações, além de escrever melhor.

        A poesia é um gênero quase natural para a infância. Pois, ao contrário do que se possa imaginar, metáforas e estruturas heterodoxas não são difíceis para as crianças. Os poemas são brincadeiras com palavras e sentidos. De acordo com Cademartori (2010, p. 09):

A poesia infantil deve ser apresentada de forma clara, respeitando os interesses das crianças, seja o emocional, intelectual ou o seu desenvolvimento, pois através da poesia a criança se transporta do real para conhecer o mundo das palavras, a poesia pode sim ser representada através de brincadeiras, jogos, rimas, tornando mais atraente nesta fase inicial, assim o faz fascinante. Mas é claro que para uma boa interpretação é necessário que o educador compreenda poesia e que ele tenha interesse pela mesma, para apenas não ficar em uma leitura simples.  A leitura possibilita liberdade e relacionada com a poesia torna-se um mundo novo, de descobertas com ajuda de professores ou familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com