TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO O CORTIÇO

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA

ANÁLISE DO LIVRO O CORTIÇO

RIACHO DE SANTANA- BA

OUTUBRO 2014

AUTOR

Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo

Nasceu em 14 e abril de 1857 em São Luís – MA

Faleceu em 21 de janeiro de 1913 em Buenos Aires – Argentina

Principais obras de Aluísio Azevedo

O Mulato - 1881 
O cortiço - 1890 
Casa de pensão - 1884 

       O livro O cortiço se passa no Rio de Janeiro, a maior parte da historia é vivida no cortiço, o proprietário desse era João Romão, um português, avarento, ambicioso, trabalhador, que conquistou muitos bens da sua fortuna de maneira ilícita, inclusive explorando Bertoleza que era uma escrava fugitiva, enganava-a com uma falsa carta de alforria, além de sua “criada” Bertoleza era sua amante, com o dinheiro de Bertoleza ele compra um terreno, e constrói um pequeno negocio por meio do furto de materiais da vizinhança.  Futuramente João Romão que pretendia se casar com Zulmira, ameaça Bertoleza, dizendo que vai a denunciar ao seu dono, Bertoleza então se suicida.  Concidentemente, após a morte de Bertoleza João Romão recebe um título de benfeitor benemérito. 

      Um tempo depois surge um novo cortiço na região, o “Cabeça de Gato”, cria- se então uma rivalidade, que resulta em um incêndio no Cortiço de João Romão. Depois deste incêndio João Romão, ergue novamente o cortiço com várias reformas , tornando assim um lugar que poderia ser habitado pela classe média .

      João Romão também era dono de uma pedreira, ele então contrata Jerônimo para fiscalizar e colocar ordem na pedreira, Jerônimo então começa a morar no Cortiço com sua esposa Piedade, logo Jerônimo se interessa por Rita Baiana uma dançarina provocante e sensual que namorava com firmo um capoeirista. Jerônimo se envolve em uma briga com firmo por causa de Rita e acaba levando a pior, mas como vingança, Jerônimo chama uns amigos e vai ao cortiço vizinho, o “Cabeça de Gato", e mata Firmo.

     João Romão tinha um grande “rival” que o invejava por causa da sua riqueza, este era Miranda, apesar de ter o titulo de barão não se conformava. Miranda se casou por interesse com Estela, viviam um casamento infeliz, inclusive Estela o traia com Henrique, um estudante de medicina, no final das contas o romance é descoberto pelo velho Botelho.

ANÁLISE

Principais Personagens:

João Romão

Bertoleza

Miranda

Jerônimo

Rita Baiana

Firmo

Tempo: A Narrativa apresenta o tempo cronológico

Espaço: No Rio de Janeiro, mas na maioria das cenas o cenário é o Cortiço  João Romão que se localiza em Botafogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com