TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO DE OPINIÃO: COMO AJUDAR MEU ALUNO A GOSTAR DE LER?

Dissertações: ARTIGO DE OPINIÃO: COMO AJUDAR MEU ALUNO A GOSTAR DE LER?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Letras / Língua Portuguesa

Disciplina: Leitura e Produção de Texto I

Docente: Prof.ª Drª. Léia Menezes Cruz

Discente: Antonia Edvânia Lima da Silva

ARTIGO DE OPINIÃO: COMO AJUDAR MEU ALUNO A GOSTAR DE LER?

A questão da leitura não é assunto para ser discutido apenas em meios acadêmicos. O brasileiro em geral não lê, a leitura não está presente em seu cotidiano. Os estudantes, por sua vez, só leem como atividade escolar obrigatória e poucos fazem por prazer. Este problema atinge toda a sociedade e deve ser discutido pelos docentes, que podem ajudar a mudar esse quadro de desinteresse pela leitura.

Modernamente, o único reduto onde a leitura ainda tem chance de se desenvolver é na escola. No entanto, na prática, a leitura é realizada para cumprir artificialismo e pretextos impostos pela escola e não para melhor compreender a vida. Está comprovado que um dos fatores que facilita a formação de bons leitores e gosto pela leitura é misturar textos literários com textos diversos, propondo uma inovação nas aulas, isto é, levando livros, artigos, notícias, apresentações de obras de diversos autores, o que levará os alunos a expandirem o seu pensamento crítico. Desse modo, eles poderão seguir seus estudos aptos à realização de produções textuais.

Na atualidade, é impossível, para qualquer indivíduo, alcançar autonomia social e desenvolver-se com facilidade no mundo atual sem estar acostumado a entender e construir mensagens diversificadas.

Sabemos que ler não é tarefa fácil. Dá mais trabalho do que ver televisão, ouvir música ou navegar na internet. Porém, ler é a única forma de nos comunicarmos de igual para igual com o restante da humanidade, no tempo e no espaço. É nos escritos que desvendamos outras culturas, que compartilhamos a diversidade de ideias, vivências, sonhos e experiências.

A leitura deverá ocupar um espaço privilegiado, com ênfase especial á dimensão estética, abrindo espaço para o mundo fictício, desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura.

É preciso incentivar a prática da leitura, urgentemente adotarmos uma medida e incrementarmos estratégias de leitura como roda de leituras e visitas a bibliotecas, envolvendo a escola como um todo, a partir do ensino fundamental, para que o aluno aprenda a gostar de ler, torna-se um adulto leitor assíduo, maduro e consciente de que o ato de ler é um processo de compreender o mundo e é um importante instrumento para o uso eficiente da língua, tornando-se capaz de produzir e compreender textos orais e escritos, expressando-se nas mais diversas situações.

Portanto, é importante para os professores estarem em sintonia com as informações no mundo e levá-las para a sala de aula. Não só isso, mas também trabalhar com os novos usos das tecnologias, expandir as pesquisas apresentando textos virtuais. Pois assim os alunos desenvolverão o hábito da leitura. Outra medida importantíssima que a escola deve adotar é, nas aulas de Língua Portuguesa, conceder ênfase especial á leitura e á compreensão textual, dedicando espaço secundário ao ensino da metalinguagem, pois é uma das grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com