TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo O Papel Da Pesquisa Na Formação Do Aluno Da Geaduaçao

Dissertações: Resumo Do Artigo O Papel Da Pesquisa Na Formação Do Aluno Da Geaduaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

No artigo o papel da pesquisa na formação do aluno da graduação ,da doutora em geografia humana, Maria Conceição Araújo Castro é colocada a necessidade e importância da pesquisa cientifica na formação pessoal e profissional do aluno. E são colocados alguns parâmetros e problematização pertinente na decorrência da elaboração e desenvolvimento da investigação cientifica.

A autora coloca algumas situações relevantes sobre o aprender a fazer pesquisas, uma delas é a maneira em que o ato é encarado pelos alunos como um martírio, e não notam como esta etapa pode ser proveitosa para seu aprendizado e que podem lhe acarretar maior conhecimento , outra situação é o regime de urgência em entregas de resultados colocadas pela instituição para que esta possa cumprir as diretrizes curriculares, que por motivos de uma má estruturação e planejamento especifico deixou de fazer muita coisa em seu tempo devido. E a terceira situação é referente ao excesso, pois por uma demanda muito grande de atividades o graduado perde a satisfação para realiza-las agindo de forma burocrática apenas para cumprir prazos. Essas situações são encaradas pela autora Maria Conceição como pontos de indiscutível relevância, porem, ela coloca que se estas são muitas vezes articuladas sobre pressão e que sem o aparato necessário para sua realização a qualidade dos resultados fica comprometida, então para um melhor resultado é essencial fazer um planejamento na organização destas atividades, principalmente á longo prazo.

Além das situações citadas anteriormente, no artigo é mencionado outros desafios na aprendizagem e exercício da pesquisa na realidade vivenciada hoje no pais, como a carência de conhecimento de muitos alunos, trazidos desde de sua primeira formação na vida acadêmica e que são ingressantes das universidades, assim dificultando sua elaboração científica, o despreparo e falta de experiência do docente em orientar seus alunos na investigação, a falta de incentivo nas instituições de ensino e entre outros fatores que dificultam e que proporcionam barreiras para a geração de pesquisas no âmbito de graduação. Sendo mencionadas até tentativas paralelas de minimizar o problema como cursos de nivelamento, atividades interpretativas entre outras ações.

Após é mencionado o ato de fazer pesquisa, cuja ao qual é colocado como uma ação para pessoas curiosas ,inconformadas e necessitadas, sendo exposto a comparação entre o nosso cotidiano, ambiente em que fazemos a pesquisa de forma empírica, com descomprometimento e movidos pela curiosidade em busca somente do resultado final ,e a pesquisa cientifica que necessita de alguns aparatos para sua comprovação, indo além dos resultado, necessitando da demonstração de como atingir estes resultados(método), porque dos mesmos(a questão) e entre outras perguntas que se tornam relevantes a partir desta perspectiva. Então para um melhor ato de fazer pesquisa cientifica o texto apresenta etapas pra a elaboração do objeto de estudo, primeiro fazendo a revisão da literatura, observando lacunas no tema ou perspectivas referenciadas das obras, e depois construir um marco teórico que seria definir o quadro das teorias que irá fundamentar o desenvolvimento da pesquisa, assim provocando nos alunos um melhor embasamento e condições para elaborar seu projeto, também levando em cota a importância da utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com