TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE REVISÃO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Por:   •  9/10/2019  •  Ensaio  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE DE REVISÃO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

2º SGT PM RALPH

1. De acordo com os conceitos de legislação do trânsito (Glosário), a definição CORRETA de via é:

a. (        ) Superfície onde transitam veículos, pessoas e animais. Sendo formada por pista, acostamento, ilha, canteiro central.

b. (        ) Superfície onde transitam veículos e pessoas. Sendo formada por pista, acostamento, logradouros, rodovias, praias abertas à circulação pública.

c. (        ) Superfície onde devem transitar apenas os veículos e ciclomotores. Sendo formada por via urbana, canteiro central, acostamento, rodovias e logradouros.

d. (        ) Superfície onde devem transitar pedestres, animais, veículos motorizados e não motorizados. Sendo formada por via urbana, via rural, canteiro central, ilha, praias abertas à circulação, avenidas, passarelas, pontes e viadutos.

2. O condutor que possui habilitação na categoria C está apto para:

a. (        ) Conduzir veículo automotor e elétricos utilizados para o transporte de carga com o Peso Bruto Total (PBT) entre 8 mil e 9,5 mil kg, além de todos os veículos abrangidos pela categoria E.

b. (        ) Conduzir veículo automotor e elétricos utilizados para o transporte de carga com o Peso Bruto Total (PBT) entre 6 mil e 8 mil kg, além de todos os veículos abrangidos pela categoria B.

c. (        ) Conduzir veículo automotor e elétricos utilizados para o transporte de carga com o Peso Bruto Total (PBT) acima 4,5 mil e 6,5 mil kg, além de todos os veículos abrangidos pela categoria D.

 d. (        ) Conduzir veículo automotor e elétricos utilizados para o transporte de carga com o Peso Bruto Total (PBT) acima 3,5 mil, além de todos os veículos abrangidos pela categoria B.

3. O condutor que se recusa a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar a influência de álcool..., comete uma infração gravíssima:

a. (        ) Sujeita a multa, apreensão, cassação da CNH e remoção do veículo.

b. (        ) Sujeita a advertência por escrito, retenção, apreensão da CNH e remoção do veículo.

c. (        ) Sujeita a multa, suspenção do direito de dirigir, recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.

d. (        ) Remoção do veículo apenas.

4. Com relação ao disciplinamento do uso do capacete nas vias, assinale a afirmativa correta.

a. (        ) O veículo pode transitar pela via, mesmo sem atender aos requisitos e condições de segurança estabelecidos em normas do CONTRAN, desde que o condutor aja com prudência.

b. (        ) Os fabricantes, os importadores e os montadores podem comprovar o atendimento aos requisitos de segurança do capacete por meio de declaração própria.

c. (        ) Fica proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) de forma singular, em substituição aos óculos de proteção.

d. (        ) O condutor e o passageiro de motocicleta, para circular na via pública, não deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.

5. Considerando a prática do crime de trânsito tipificado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, assinale a opção correta.

a. (        ) A pena imputada é aumentada caso o condutor deixe de prestar socorro à vítima do acidente, quando possa fazê-lo sem risco pessoal.

b. (        ) Eventuais penas podem ser eliminadas quando o condutor participar de disputa ou competição não autorizada, desde que não resulte em dano à incolumidade pública ou privada.

c. (        ) A pena imputada é atenuada quando o profissional, no exercício de suas funções, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.

d. (        ) A pena por trafegar em velocidade incompatível com a segurança pode ser atenuada na proximidade de hospitais, em face da existência de ambulâncias.

6. Com base ao Código de Trânsito Brasileiro, Lei n° 9.503/97, e diante das alterações provocadas pela Lei n° 12.760/12, dentre as materialidades do ilícito previsto no art. 306 (dirigir o veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência) se caracteriza pela:

a. (        ) Concentração superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar

b. (        )  Concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar

c. (        ) Concentração superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar

d. (        ) Concentração igual a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar

7. O Código de Trânsito Brasileiro, no seu artigo 269 prevê as seguintes Medidas Administrativas:

I – multas;

II – retenção do veículo;

III – remoção do veículo;

IV – recolhimento do documento de habilitação.

De acordo com os itens acima, assinale a alternativa correta:

a. (        ) está correta apenas a I;

b. (        ) estão corretas I e II;

c. (        )estão corretas II, III, IV

d. (        ) todas estão corretas;

8. O acidente de trânsito é todo acontecimento danoso, casual ou não, tendo como consequências desagradáveis, danos físicos e ou materiais, envolvendo veículos, pessoas e ou animais nas vias públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com