TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE DIDÁTICA

Casos: ATPS DE DIDÁTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância

CAMPINAS

Abril /2013

ETAPA 1

TEXTO CRÍTICO-REFLEXIVO

O tema reciclagem foi escolhido por desafiar a prática docente de uma forma ampla, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, também está relacionado com nossa política, economia e comportamento do ser humano.

Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora.

Atualmente o país gera por dia, por volta de 195 milhões de kg de lixo, o que resulta em aproximadamente 55 trilhões de kg de lixo por ano, valores que corresponde a cerca de 1 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. Na realidade, reciclado é matéria-prima, que pode e deve ser reaproveitada com criatividade.

Nesse projeto visamos à efetiva participação do aluno com o meio ambiente, disponibilizando a eles materiais que valorizam a integração, cooperação e incentiva a ação do aluno com o meio. A criança aprenderá a importância de se reciclar para cuidar do nosso planeta, e a partir daí, já tomar consciência das práticas cidadãs. Essas práticas irão fazer com que o aluno desenvolva competências e habilidades significativas para eles e seus familiares.

Sabemos que, nesse processo de aprendizagem, a criança passa aos pais, com sua forma de autonomia, a construção do conhecimento a qual adquiriram, incentivando os pais nessa mesma ação. Ao trabalhar esse projeto de uma forma lúdica, a criança se sente à vontade para expor da melhor maneira seus sentimentos, emoções, frustrações e anseios de uma forma integrada. A ação do docente é extrair do aluno todo esse conjunto de sentimentos a ser trabalhado de uma forma a promover a aprendizagem, tendo a importância de envolvê-los na mesma.

PROJETO

APRENDA A RECICLAR BRINCANDO

PÚBLICO-ALVO: 1ª FASE - EDUCAÇÃO INFANTIL

CRONOGRAMA: 1 MÊS, COM DURAÇÃO DE 35 MINUTOS DE ATIVIDADES

JUSTIFICATIVA

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem é importante perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.

Devem-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula e para a adoção de práticas mais cidadãs.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

-Esclarecer os conceitos de “Reciclagem”;

-Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados para o meio ambiente.

-Transformar o “lixo” urbano em brinquedos, de forma simples e criativa;

-Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis.

-Incentivar a criatividade; conscientização do meio, solidariedade e práticas cidadãs.

- Desenvolver habilidades na construção e montagens de materiais

- Desenvolver coordenação; cooperação; socialização; criatividade.

DESENVOLVIMENTO

Mostraremos a eles, inicialmente, a importância da reciclagem para o meio ambiente, expondo os materiais e a durabilidade dos mesmos com textos sobre o assunto, cartazes e livros.

Como o brincar é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança, iremos confeccionar brinquedos com materiais reciclados como: peteca; pião; vai-vem; bilboquê; carro de bombeiro; bonecas; avião, etc.

Materiais reciclados a serem usados:

Saco plástico, garrafa pet; tampa de garrafa; palito; caixa de ovo; rolo de papel higiênico; rolo de papel toalha; papelão; caixa de todinho, caixa de leite.

ETAPA 2

Vivências no espaço escolar

Visitamos um Centro de Educação Infantil chamado Pedrinho, onde o espaço é bem amplo e atualmente estão matriculados, segundo a coordenadora, 216 crianças entre 4 meses a 5 anos.

Focamos nas crianças de 3 a 4 anos, que estão na 1ª fase da educação infantil e observamos duas salas dessa instituição.

Nessa reflexão compartilhada, percebemos que o lúdico tem que ser vivenciado tanto por alunos quanto por professores.

Podemos observar que professores que consideram o lúdico somente como um forma pedagógica, e que não gostem de brincar, dificilmente desenvolverão uma vivência lúdica,

impossibilitando os seus alunos de vivenciarem esse momento entre eles dentro de sala de aula.

A criança perde a espontaneidade por ser reprimida todo tempo, não desenvolvendo sua capacidade, criatividade, autonomia e identidade, dificultando assim, sua construção de aprendizagem. Percebemos que na sala onde a professora demonstrava o lúdico como uma forma pedagógica de lidar com as crianças, essas crianças eram mais reservadas até mesmo para conversar. Ao entrar em sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com