TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Educação E Diversidade

Pesquisas Acadêmicas: ATPS- Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 6

Direitos Humanos e Pluralidade Cultural

 

O Brasil é uma nação rica em cultura étnica, religiosa e nacional. É um país que possui uma extensa pluralidade cultural entre seus povos, gerando assim a diversidade e identidade de cada grupo. Essa pluralidade também se vê na diferença que temos em nosso próprio corpo, como altura, cor dos olhos, entre outras características físicas que particularizam cada individuo. Toda cultura deve ser aceita sem discriminação, pois todo ser humano tem o direito  e dever de tratar com igualdade o diferente e receber o mesmo tratamento. Não sendo aceito a intolerância e desrespeito a qualquer ser humano por sua escolha de cultura dentro de uma sociedade. 

    Enfim a pluralidade cultural tem que ser trabalhada a base de tolerância, e em respeito aos direitos humanos que diz: Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, orientação sexual, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. (Declaração Universal dos direitos humanos), ou seja é  dever de uma sociedade respeitar e aceitar a identidade cultural de cada individuo, passando essa sabedoria aos seus descendentes, pois só assim se constrói uma cidadania rica em diversidade e historia.

Refletindo sobre a Diversidade Cultural

 

Já sabíamos que mesmo nos dias de hoje que um país multicultural e com a maior parte de ascendência negra como o Brasil existe ainda casos de preconceito racial, étnico, cultural entre outros. Geralmente acompanhamos essas violências pelos meios de comunicação jornal, revista, televisão, radio.

Mas ao tomamos conhecimento mais afundo sobre o tema percebemos que o preconceito esta em todo lugar, e o lugar que isso mais ocorre e nas escolas, o lugar onde a criança deveria estar protegida aprendendo o direito de respeitar e ser respeitado. Ficamos surpresas ao fato de educadores e diretores tomarem conhecimento e nada fazer para que a situação não se repita, e com isso os alunos vão, a cada dia se tornando pessoas preconceituosas e aqueles que são os alvos de preconceitos vão se tornando pessoas retraídas, revoltadas e violentas.

Aprendemos que a escola deve ensinar desde o maternal ate o colegial, sobre o respeito de uns para com outros, que somos todos iguais e disponhamos da mesma capacidade, enfatizar que todos temos os mesmos direitos e as mesmas obrigações como cidadãos e humanos, e que a historia do Brasil foi constituída por todas nações que faz o nosso país tão diversificado e multicultural.

Gênero Masculino e Feminino

Relações de gênero definem gênero masculino e feminino, acontecendo através disso a comparação e diferenças entre os dois sexos. Nós, seres vivos, homens e mulheres, temos nossas diferenças corporais e, por isso, a existência de homem e mulher. Mas, a palavra gênero faz com que seja observado outras diferenças entre os dois sexos na sociedade, acontecendo desigualdades entre ambos. O gênero pegou de tal forma  que passou a influenciar nas características dos homens e das mulheres , afetando assim no desempenho de meninas e meninos na escola desde pequenos, ficando cada vez mais claro ao crescerem e avançarem de série na escola. Meninas são consideradas mais estudiosas,organizadas,disciplinadas e atentas ao conteúdo que o professor ensina; já os meninos adotaram características de bagunceiros,desinteressados,sem muito interesse aos estudos e algumas vezes mal educados, fazendo com que esses gêneros fiquem cada vez mais evidenciados. Melhor dizendo, as meninas tem sempre que mostrar uma postura mais correta e, quanto aos meninos não há essa cobrança,havendo sobre eles somente a cobrança de bom comportamento e as meninas de bom desenvolvimento nas atividades devido as relações de gênero criadas em cima deles.

Meninos x Meninas

Sabemos diferença de gênero percorre o mundo há muito tempo. Isso mesmo já se inicia no próprio âmbito familiar onde a base educacional é a mesma. Porém, meninos são apresentados a uma diretriz e meninas são apresentadas a outra de acordo com o que exige a sociedade. Desde crianças fomos ensinados a separar certas brincadeiras, pois umas eram destinadas a meninos como jogar bola, carrinho, soltar pipa e outras era destinado a meninas como brincar de boneca, casinha, comidinha, e nenhum podia `invadir` o espaço e a brincadeira do outro. Aprendemos que a obrigação da mulher e de manter o lar organizado e cômodo, já a obrigação do homem e de proporcionar tal comodidade.

O estereótipo de gênero ainda existe, mesmo nos dias de hoje em que principalmente no âmbito profissional alguns tabus foram quebrados. E essa diferença entre homens e mulheres torna-se mais presente no ambiente escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com