TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - ATPS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Amaury dos Santos Coronel RA: 2814827953

Renato Balbuena Martins RA: 2814843870

Tutor presencial: Sebastião Geraldo Pinheiro.

Tutor à distância: Yana Barreira Tomasetti.

DESAFIO PROFISSIONAL - ATPS

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

EDUCAÇÃO FISICA/ LICENCIATURA

PÓLO DE BELA VISTA/MS

MARÇO/2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata sobre os principais pontos abordados nos seguintes documentos: Lei de diretrizes e bases da educação nacional ( LDBEN 9.394/96), Parâmetros curriculares nacionais (PNC), Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Referencial curricular nacional para educação infantil, volume 1, em relação ao respeito a diversidade e ao multiculturalismo. Relata uma breve impressão em relação á diversidade e ao multiculturalismo em uma certa apresentação escolar que foi feita pela Escola Internacional Alphaville na comemoração ao dia dos pais. O próximo passo descreve cinco desenhos que podem ser trabalhados pedagogicamente, orientado as crianças ao respeito pelo multiculturalismo.

Passo 1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

A educação não é só um dever de família mais também do estado. Qualificado e formando indivíduos para o trabalho. Acesso e permanência da criança e do adolescente na escola. Tendo liberdade quando no aprender, no ensinar, tendo divulgação à cultura. Ter um ensino publico e de qualidade. Respeito à liberdade e apreço a tolerância.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

O tema pluralidade cultural ajuda os alunos a conhecer e a respeitar os diversos tipos de cultura. É através do ambiente escolar, que ele obtém conhecimento e condições de compreender as injustiças e as manifestações de preconceito e discriminações a ele próprio ou aos outros, levando a trabalhar com o reconhecimento e o respeito entre si, o que é o trabalho para toda sociedade.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-racionais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana

Art. 2°-§ 1°- A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimento, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.

Art. 2°-§ 2º- O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado dos indígenas, europeus, asiáticos.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Volume 1

O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil é um conjunto de sugestões e referência para creches, entidades equivalentes e pré-escolas e seu objetivo é auxiliar professor de educação infantil a realizar seu trabalho educacional com crianças pequenas. A intenção do referencial é indicar caminhos que contribuam para que as crianças desenvolvam integralmente sua identidade e para que possam ser capazes de crescer como cidadãos, com direitos à infância reconhecida. Além disso, serve para que se possa realizar, nas instituições de educação, um trabalho que contribua com a socialização dos alunos dessa faixa etária, além de tornar o ambiente escolar propício ao acesso e á ampliação dos conhecimentos da realidade social e cultural.

Passo 2

Titulo: Comemoração do dia dos pais da escola Internacional Alphaville.

Disponível em: www.escolainternacional.com.br

Acesso em: 22/03/2015

Análise crítica:

No dia 24/8/2007 a Escola Internacional Alphaville preparou um festa especial para comemorar o dia dos pais. Foi um exemplo das diversas maneiras em que se pode trabalhar a diversidade e o multiculturalismo. A dinâmica da música utilizada na abertura da comemoração foi de extrema importância já que possibilitou a interação dos pais com os filhos e, ainda mais, com os outros presentes, já que ao final dançaram em uma grande roda. No momento em a escola conseguiu trazer até ela os pais, conseguiu não apenas juntar a diversidade, como apresentar junto a ela as culturas por meio das atividades que foram elaboradas nas oficinas. A natação deu sua parcela contribuindo para o diálogo e a interação entre pai e filho. O futebol um símbolo da cultura brasileira é um esporte popular que pode ser praticado por diferentes classes sociais, conseguiu a interação, de todos os participantes. A pizza que foi prato sugerido pela oficina culinária, nos faz lembrar que é uma receita italiana, podendo observar assim que a culinária brasileira é fruto das misturas dos ingredientes europeus, indígenas e africanos. Por fim, a capoeira, permitiu aos participantes aprender as curiosidades sobre a história desse esporte de cultura africana e muito apreciado pelo povo brasileiro. O evento foi em comemoração ao dia dos pais, porém, foi de maneira implícita trabalhar na escola esse tema de tamanha importância social.

Passo 3

Um homem cadeirante

Muitos ainda precisam compreender que a acessibilidade não é uma caridade. O cadeirante tem a capacidade de realizar, por si mesmo boa parte das tarefas diárias de uma pessoa normal, como trabalhar, praticar esporte, ir ao cinema, andar de ônibus e até dirigir. A falta de infraestrutura e de manutenção de recursos que seriam para facilitar o acesso de deficientes físicos aos lugares são os principais obstáculos para estas pessoas e exercer o direito de ir e vir ainda é uma batalha longe de ser vencida por quem convive com essas limitações físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com