TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Educação Não Formal

Ensaios: ATPS Educação Não Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Educação não formal?

Educação não formal é aquela que não acontece em espaços escolares, educação não formal se prende ao longo da vida, obtendo conhecimentos, com a família, amigos, em espaços coletivos, organizações sociais, manifestações culturais e religiosas, com a influência da mídia e objetos eletrônicos, ela faz com que o individuo possa fazer uma leitura de mundo, assim tendo a compreensão do que se passa ao seu redor.

A educação não formal não é avaliada, por que no aspecto legal, ela não é registrada em nenhuma lei, com isso pode sofrer qualquer alteração e sua aprendizagem é válida.

O indivíduo leva com consigo um pouco o que aprendeu em diversos, ou em algum lugar determinado com isso transmite seus conhecimentos vivendo em sociedade. Ela é capaz de transformar, conscientizar, os indivíduos sobre a importância de serem pessoas ativas na sociedade e terem consciência da realidade do mundo que vivem.

A educação não formal geralmente esta ligada com a Educação Social, se da de forma com a complementação da Educação Formal, ela costuma ser mais hábil, flexível, versátil e dinâmica.

Quais as possíveis contribuições da Educação não formal no cotidiano da sociedade?

A educação não formal é muito importante para sociedade, porque o individuo pode contribuir com seus conhecimentos e transmiti-los as pessoas. Contribui na formação do individuo, para que ele possa atuar na sociedade, com seu aprendizado.

Diversas vezes a educação não formal, se associa e a educação formal, pois se entrelaçam entre os conteúdos, de maneira com que o individuo responda com conhecimento que obteve na educação não formal e a própria leitura de mundo.

O que é associativismo e qual sua relação com projetos sociais

Associativismo é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns visando superar dificuldades e gerar benefícios para seus associados.

O associativismo nasceu e se desenvolveu através dos tempos, ele foi desenvolvido para defender os direitos de outros indivíduos, é possível compreender esse movimento através das ações sociais coletivas, organizada por grupos de pessoas que tem por objetivo alcançar mudanças sócias por meio do embate político, sua proposta é defender o direito do trabalhador. Na era industrial foi obrigado a se organizar mais para enfrentar as condições precárias de trabalho e na era atual, a era do conhecimento, é necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos estruturados e preparados.

Tipos de associativismo:

• Associação – sociedade civil sem fins lucrativos tem por finalidade:

- Representar e defender os interesses dos associados;

- Estimular a melhoria técnica, profissional, econômica e social dos associados.

• Cooperativa

- Sociedade civil/sindical sem fins lucrativos, tem por finalidade:

- Viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços gerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com