TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA: A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  5/4/2015  •  Artigo  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 01

AULA TEMA: A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL

PASSO 01 – Leitura de Artigos e Discussão com a equipe.

PASSO 02 – Assistir Documentário – Discussão com a equipe

UMA VERDADE INCONVENIENTE

Relatório:

Um problema que tem repercutido grandes debates no âmbito empresarial nas últimas décadas é de como as empresas podem colaborar com a preservação do meio ambiente e tornarem-se mais lucrativas com a implantação de um sistema de gestão ambiental eficiente.

Para a fiscalização de um padrão de qualidade foi criado o sistema ISO 14000, que fiscaliza e regulamenta quais empresas apresentam uma postura adequada de preservação, tornando esta empresa mais confiável para clientes atentos as questões ambientais e como consequência gerando lucros e destacando-as entre a concorrência.

As empresas, governos e instituições privadas vem preocupando-se com a preservação dos recursos naturais para que gerações futuras possam ter uma boa qualidade de vida, já que as explorações desordenadas causadas pelo homem tem gerado grandes impactos ambientais em todo o planeta.

Uma das oitos metas do milênio instituídas em 2000 pela ONU e aderida por 191 países é garantir a sustentabilidade ambiental. Todos os países, inclusive o Brasil, comprometeram-se em cumprir até 2015 todas as exigências com o empenho de ações governamentais, empresariais e da sociedade.

A gestão ambiental nas empresas inclui um “passo a passo” de como proceder corretamente para um bom desempenho, como por exemplo: cumprir devidamente a legislação, treinamento dos colaboradores em relação ao consumo inadequado de energia e água, implementar programas que previnem a poluição, implantar um sistema de coletas seletivas da empresa, etc. A questão social também é de suma importância às empresas por impactarem em um sistema onde operam, demonstrando seu interesse em minimizar seus impactos negativos e otimizar os positivos.

Em resumo, é possível afirmar que as empresas devem se adequar aos novos padrões de conservação ambiental, pois a intolerância da sociedade quanto ao uso de produtos nocivos e degradáveis ao meio ambiente pede por mudanças.

PASSO 03 – Debate com equipe e Relatório.

RELATÓRIO SOBRE POLUIÇAO ATMOSFÉRICA

No setor de transporte a queima da gasolina e diesel também tem lançado na atmosfera toneladas de gás carbônico (monóxido e dióxido de carbono). As consequências para quem vivem A poluição atmosférica teve um aumento significativo após a Revolução Industrial, que utilizava a queima de carvão mineral nas indústrias e despejavam toneladas de fumaças toxicas. Desde então o homem passou a conviver com um ar poluído e danoso à sua saúde. No Brasil a cidade de São Paulo é a campeã em poluição do ar e no mundo a Cidade do México e Nova Iorque lideram a lista das mais poluídas.

Nessa região, são graves doenças respiratórias, alérgicas, de pele e dentre outras. Uma solução que amenizaria este problemas seria investimentos em transportes públicos para incentivar o uso do transporte coletivo ao invés do individual.

A poluição atmosférica também tem elevado a temperatura da terra. Pesquisas revelam que futuramente terá um aumento do nível do mar devido ao derretimento dos polos, alagando cidades litorâneas, ilhas e comprometendo toda fauna e flora. Outra consequência da poluição do ar são as chuvas ácidas que matam as plantas e os animais, prejudicando o ecossistema.

É cada vez maior a corrida para a reversão deste problema que é de todos. Novas tecnologias na geração de energia limpa como eólica e solar são exemplos de que é possível desenvolver com qualidade. No Brasil a produção do etanol também contribui para uma diminuição por poluir menos que a gasolina. Novos testes em veículos movidos a combustível de hidrogênio tem criado grande expectativa por lançarem na atmosfera apenas vapores de água.

PASSO 04- Carta de Ações Preventivas de combate à Poluição.

EMPRESA: FICTÍCIA

NOMEADA: EMPRESA SGANHANGUERA

FINALIDADE: DIDÁTICA

CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE À POLUIÇÃO

Ao Depto. SGISGANHANGUERA

Ilmo. Sr. Responsável, em visita à sua empresa, notamos alguns pontos que podem lhe chamar a atenção referente ao Meio ambiente.

Note que além de melhorar e propiciar melhor qualidade à sua empresa, também poderá lhe conceder uma possível Certificação.

Seguem alguns pontos que nossa equipe identificou para assim tomarmos iniciativas preventivas e de combate à Poluição.

01 – O consumo de água no interior de sua usina é frequente, poderíamos indicar alguns programas de orientação e conscientização contra o desperdício, gerando uma cultura nova em seu ambiente de trabalho.

02 – Os locais de descarte em todas as células podem ser substituídos por postos de coleta seletiva, facilitando assim a reciclagem dos resíduos.

03 – Adote a postura dos 3 R’s Reciclar, Reutilizar e Reduzir.

04 – Monitore seus resíduos, só existe gestão com controle, tenha a certeza de que suas ações estejam sendo efetivas.

05 – Cultive a autodisciplina em todas as ações tomadas para prevenção do meio ambiente, crie seminários, palestras entre outros meios de garantir a eficácia do sistema.

São alguns tópicos básicos, porém de grande utilidade se forem aplicados corretamente, nós acreditamos que a melhor ferramenta para melhorar e prevenir o meio ambiente é comportamental.

Att.

Alunos do Curso de Engenharia – Universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com