TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua E Vida

Pesquisas Acadêmicas: Agua E Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  318 Visualizações

Leia o texto a seguir, que expressa a opinião de um representante do novo PATAXÓ sobre a chegada dos europeus ao Brasil e sobre os 500 anos do “Descobrimento do Brasil”, comemorados no ano 2000.

Hoje é um dia que poderia ser um dia de alegria para todos nós. Vocês estão dentro da nossa casa [...]

Onde vocês estão pisando vocês tem que ter respeito porque essa terra pertence a nós. Vocês, quando chegaram aqui, essa terra já era nossa. O que vocês fazem com a gente?

Nossos povos têm muitas histórias para contar. Nossos povos nativos e donos dessas terras, que vivem em harmonia com a natureza: Tupi, Xavante, Tapuia, Kayapó, Pataxó e tantos outros. [...]

Hoje querem afirmar a qualquer custo a mentira, a mentira do descobrimento. Cravando em nossa terra uma cruz de metal, levando o nosso movimento, que seria a resistência dos povos indígenas. [...]

A terra para nós é sagrada. Nela está a memória de nossos ancestrais que clama por justiça. Por isso exigimos a demarcação de nossos territórios indígenas, o respeito ás nossas culturas e ás nossas diferenças, condições para sustentação, educação, saúde e punição aos responsáveis pelas agressões aos povos indígenas.

Estamos de luto. Até quando? [...]

Benedito Prezia. Brasil indígena: 500 anos de resistência. São Paulo, FTD, 2000.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com