TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA NA VIDA DIÁRIA

Tese: ÁGUA NA VIDA DIÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

LARISSA VANESSA ARTMANN GALL

A ÁGUA NO COTIDIANO

INTRODUÇÃO

Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Relatórios da ONU indicam que quase 20% da humanidade - cerca de 1 bilhão de pessoas - não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água potável e aos 20 a 50 litros diários necessários para beber, cozinhar e tomar banho. Em contrapartida, o consumo per capita em países ricos como Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico - desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação dos recursos. Esse quadro vem gerando disputas e conflitos.

Este plano de aula inicia uma série de cinco propostas para trabalhar com a questão hídrica no Ensino Fundamental. Serão abordados aqui, sob o ângulo da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra.

DESENVOLVIMENTO

A água é um elemento mineral existente no planeta em que vivemos. A água pode se apresentar em três estados: sólido, líquido e gasoso. No estado sólido, encontramos a água na natureza em forma de geleiras. As geleiras estão localizadas nos polos do globo terrestre. Se colocarmos água em nosso congelador, a água passará de estado líquido para estado sólido, dando origem a um cubo de gelo.

Em estado líquido, encontramos a água em nossos rios, mares e oceanos. A água aqui encontrada é salgada, não é apta para nosso consumo.

Em estado gasoso, encontramos a água em forma de vapor. A esse fenômeno damos o nome de evaporação. O processo de evaporação é muito importante, pois as águas dos rios, mares e oceanos sofrem esse processo formando as nuvens. Quando as nuvens ficam carregadas de gotículas de água formam a chuva (processo que chamamos de condensação).

A água é composta por substâncias minúsculas que chamamos de átomos. Na água a composição é de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Quimicamente, representada pela fórmula H2O.Você sabia que na superfície do planeta Terra 70% é composta por água! Desse percentual apenas 3% é de água doce no mundo!

A ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano. A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água. Se cada um fizer a sua parte em economizar a água, já estarão contribuindo para a preservação do bem mais precioso da Terra.

PLANO DE AULA:

I Tema:

A água no cotidiano.

II Objetivos:

Objetivo Geral:

Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.

Objetivos Específicos:

Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

III Conteúdo:

Água: distribuição, usos e consumo e ciclo da água.

IV Desenvolvimento do tema:

Ano:

1º ao 5º

Tempo estimado:

Quatro aulas.

Primeira aula

De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água.

Pode-se propor, de início, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Peça que todos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. É importante ressaltar também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.

Segunda aula

As turmas podem iniciar esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com