TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida sem água

Seminário: Vida sem água. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

- Saber que não existe vida sem água.

Conteúdo

- Recursos naturais.

Anos

1º e 2º.

Tempo estimado

Duas aulas.

Flexibilização para deficiência intelectual

Amplie o tempo de exploração desse assunto com atividades propostas para casa e junto ao AEE.

Material necessário

Batata, sal, colher e cartolinas.

Desenvolvimento

Flexibilização para deficiência intelectual

Antes da primeira etapa, peça auxílio à escola ou ao AEE para obter um documentário sobre água com descrições compatíveis com a capacidade de compreensão do aluno. Esse material poderá ser ouvido por ele em casa (com a ajuda dos familiares) ou com apoio do AEE.

1ª etapa

Comece perguntando: "Onde encontramos água?". A ideia é que a turma perceba como essa substância é abundante. Informe que, além de rios e mares, existe água também no subsolo (reservatórios subterrâneos) e no ar atmosférico (sob a forma de vapor). Depois, peça que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. Elas dirão que a usam quando tomam banho, escovam os dentes etc. Aproveite para questioná-las quanto à origem da água que consumimos. É importante que a garotada perceba que ela vem da natureza.

Flexibilização para deficiência intelectual

Peça que o aluno compartilhe as informações do documentário. Organize a discussão de modo que ele perceba qual colega está falando e quando será a sua vez de falar.

2ª etapa

Relembre com os alunos os lugares onde podemos encontrar água na natureza e questione-os sobre a sua importância. Explique que todos os seres vivos necessitam de água para manter suas funções vitais. Para verificar a presença de água em um vegetal, faça um pequeno buraco em uma batata cortada ao meio e coloque uma boa quantidade de sal nessa cavidade. Deixe-a repousando enquanto você promove as discussões seguintes. No local em que o sal foi depositado, vai se formar uma poça de água, pois o sal "puxa" (por osmose) o líquido presente no interior do tubérculo. Pergunte se existe água também no corpo humano e verifique se eles sabem como comprovar que sim. Explique: quando transpiramos ou urinamos, perdemos água e é por isso que sentimos sede.

3ª etapa

Verifique o que os alunos sabem sobre como evitar o desperdício de água. Peça que deem sugestões de uso racional (não deixar a água correr enquanto escovam os dentes, evitar banhos longos etc.). Em duplas, peça que produzam filipetas com dicas de preservação que, mais tarde, componham um mural.

Flexibilização para deficiência intelectual

Na terceira etapa, organize uma dupla que favoreça sua participação (o colega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com