TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aledas

Trabalho Universitário: Aledas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 8

6. Observe o quadro comparativo apresentado no texto “Teorias Pedagógicas de Alfabetização” e faça uma análise de cada método ou teoria, observando em que ele contribui para a aprendizagem do aluno.

Construtivismo: o professor deve estar atento as respostas das crianças como também dar coragem aos pequeninos. Para alunos apáticos e rebeldes trabalhos com direitos e responsabilidade iguais. O conhecimento é construído a partir da interação entre a criança e o meio. Conhecer é agir.

Montessori: O professor representa a ligação entre o material e a criança. Os apáticos alunos têm seu espaço e poucos conseguem a normalização e os rebeldes são isolados em um canto da sala enquanto os demais continuam suas atividades. A realização do aprendizado usa-se o método fonético apresentando para a criança a letra e seu som. Associa-se o som a uma imagem conhecida.

Freinet: O professor deve ser mediador ao usar seu conhecimento como instrumento para ser amigo e agir e aprender com os alunos. E alunos apáticos e rebeldes vão se colocando no grupo e descobrirão o que gostam de fazer e vão executando seu trabalho. A aprendizagem é Tateamento (pesquisar) experimental. A criança vai dando passos até acertar.

Waldorf: O professor ser profundo conhecedor do ser humano e ser amoroso e os alunos irão perceber e terão uma relação melhor e ter qualidades artísticas, principalmente criatividade e fantasia. Alunos apáticos e rebeldes são tratados pelo professor em sala de aula. Em casos mais graves, com o auxílio de um grupo pedagógico, que trabalha pela reintegração. A aprendizagem varia conforme a faixa etária: 0 a 07 anos, por imitação, 07 a 14 por vivências emocionais e 14 a 21 por cognição intelectual.

Inteligências Múltiplas: O professor é um "fisioterapeuta da inteligência". Evitar conceitos e estimulador os talentos. É para alunos de inteligências dinâmicas ou ignoradas pela escola. Uma criança com talento pictórico precisa de estímulos para escrever. Aprendizagem e inteligência não é apenas a capacidade de entender alguma coisa, mas também criatividade e compreensão.

 Questões para saber mais e para os exames

1. Leia o texto “Métodos e Processos de Alfabetização” e anote as ideias principais.

Na história da humanidade é dividida em três períodos: O primeiro no século XVIII, com o método sintético. O segundo vai do século XVIII ao XX. Com a psicologia surge a escola nova, com métodos e processos de alfabetização como: global, analítico, analítico-sintético, de conto e outros. A terceira e atual, o que se discute é o que é fundamental na alfabetização. Os métodos surgiram:

O método sintético divididos em três tipos: Alfabético, Fônico e Silábico.

O método analítico divide em: Palavração, Setenciação e Global

Abelhinha: basicamente fonético.

Caminho Suave: conhecido como soletração.

Casinha Feliz: utiliza fonação condicionada e repetida para memorização.

Montessori: base fonética.

Erasmo Pilotto: estudo das famílias silábicas e formação de sentenças.

Globalização: procede à análise fonética das sílabas.

Lúdico: por meio de jogos e brincadeiras.

Natural: apresenta palavras do vocabulário próprio do aluno. Parte da palavra procede à sua decomposição em unidades sonoras e à formação de novas palavras e frases.

2. Pesquise e faça um resumo sobre métodos de alfabetização.

O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra. Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: Alfabético, Fônico e Silábico.

O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidades mais simples, as sílabas. Este método pode ser divido em: Palavração, Setenciação e Global

Abelhinha: basicamente fonético. Os sons das letras são apresentados por meio de uma história em capítulos, e cada som corresponde à letra inicial do nome do personagem ou de um elemento da história.

Caminho Suave: parte da palavra-chave como pretexto para silabação. Centra a aprendizagem na visualização desenho/letra. Um dos mais antigos sistemas de alfabetização, o método alfabético, também conhecido como soletração, tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois, todas as suas combinações silábicas e, em seguida, as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.

Casinha Feliz: utiliza fonação condicionada e repetida para memorização das unidades sonoras, em história em capítulos.

Montessori: base fonética. Apresenta as vogais e suas combinações de maneira individualizada.

Erasmo Pilotto: parte de palavras-chaves decompostas em sílabas pra estudo das famílias silábicas, composição de novas palavras e formação de sentenças.

Globalização: parte de cartazes de experiências para formar pequenas histórias. Depois do reconhecimento do perfil de algumas palavras, procede à análise fonética das sílabas.

Lúdico: por meio de jogos e brincadeiras. Utiliza como material de apoio a cartilha “Pipoca”. Parte da palavra-chave, seguindo passos determinados.

Natural: apresenta palavras do vocabulário próprio do aluno. Parte da palavra procede à sua decomposição em unidades sonoras e à formação de novas palavras e frases.

3. Relate suas experiências mais significativas sobre o processo de alfabetização.

O processo de alfabetização tem-se evidenciado, cada vez mais, a necessidade de se investigar o que as crianças pensam sobre a linguagem escrita, antes e durante o processo de alfabetização. Conhecer o desenvolvimento dessas noções infantis é de fundamental importância para que se possam elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com