TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO DE BILHETES SECAS GRACILIANO RAMOS

Seminário: RESUMO DO LIVRO DE BILHETES SECAS GRACILIANO RAMOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS.

Este livro conta a história de uma família de retirantes que sai do sertão nordestino em busca de uma vida melhor.

A família é composta por Fabiano o pai, Sinha Vitória a mãe, e os dois filhos do casal, chamados de filho mais velho e filho mais novo, uma cachorra chamada baleia que é tratada como gente e um papagaio que foi morto para alimentar a família.

Após terem caminhado muito, todos estavam famintos, cansados e com alguns ferimentos pelo corpo, resolveram parar embaixo de um juazeiro, a cachorra baleia avistou um preá que serviu para matar a fome da família. Encontraram uma fazenda abandonada onde resolveram ficar. O dono da fazenda apareceu querendo expulsar a família, mas Fabiano implora ao fazendeiro para trabalhar na fazenda e o mesmo concorda.

Fabiano se torna vaqueiro, tem casa para morar com sua família, mesmo assim Fabiano não estava contente, pois a casa era de favor, e ele se sente bem com a situação mais tem em mente que em breve teria seu próprio lugar.

Em certo dia Fabiano vai para a cidade fazer compras, onde encontra um soldado amarelo que o convida a jogar baralho, ele aceita e acaba perdendo, o soldado por sua vez começa a irritar Fabiano perde a cabeça e acaba ofendendo a mãe do soldado e acaba preso. Fabiano sente-se triste, pois não tinha conseguido dar o melhor para sua família.

Após algum tempo Fabiano é solto e continua trabalhando na fazenda, o dono aparecia muito pouco, e quando aparecia era para reclamar ou para cobrar contas. Fabiano sabia que o patrão o roubava nas contas, então pedia para que Sinhá Vitória fizesse, mais sempre dava diferença e as contas do patrão eram sempre maiores, mas ele ficava quieto, pois tinha medo que o patrão o mandasse embora.

Fabiano admirava seu Tomás da Bolandeira, pois era um homem inteligente e falava muito bem.

No natal a família foi para cidade, foram á missa e depois festejar na praça, os meninos ficaram amedrontados, pois nunca tinham vistos tantas luzes e tanto barulho. Fabiano observando que as pessoas ao seu redor era inferior começou a beber e a insultá-las, mais logo deita no chão da praça e dorme, Sinhá Vitória fica preocupada e logo voltam para a fazenda.

A cachorra baleia estava muito doente, e com medo de passar a doença para os filhos Fabiano resolve sacrificá-la, da um tiro nela que foi morrer somente à noite.

Certa vez Fabiano voltava da cidade quando viu o soldado amarelo que o prendeu, e pensou que poderia se vingar e matá-lo, mas se sentiu mal e percebeu que não era capaz de fazer tal maldade, e ensinou o caminho de volta para o soldado que estava perdido.

Como se não bastasse à seca atinge a fazenda e faz com a família se desanimem novamente, eles decidem fugir novamente em busca de uma vida melhor, dessa vez decidem ir para o sul. Partiram sem rumo, mas com a esperança de uma vida nova, e com a perspectiva de que os meninos pudessem estudar e serem como o tão admirado Tomás da Boladeira.

Bibliografia:

Livro Vidas Secas.

Autor Graciliano Ramos – 110º Ed. Rio de Janeiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com