TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anchieta

Resenha: Anchieta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Anchieta utilizava diversos recursos como: teatro, musica, poesia, diálogos em versos para atrair a atenção das crianças e o interesse em aprender.

Os meninos aprendiam através do teatro e da dança a moral e a religião cristã.

Os valores e costumes nativos foram mudados/substituídos conforme o ensinamento dos colonizadores.

Visto que com o tempo as consolidações religiosas não se consolidavam, foram então criadas as missões, localizadas em diversos territórios Brasileiros, em que se firmaram jesuítas portugueses e espanhóis, com o intuito de cristianizar os nativos.

Os jesuítas deslocaram os nativos para outras áreas, criando aldeias e reunindo diferentes tipos de etnias. Ali ensinaram que cada coisa deve ter seu lugar e sua hora, que há espaço para o trabalho e descanso, culto e família. Fizeram mudanças nas praticas consideradas absurdas, criando um sistema restrito a áreas determinadas.

Introduziram regras de higiene, maneira de comer, modos de vestir e coordenaram a antropologia e o adultério, tirando dos nativos à ociosidade, preguiça, indisciplina e desorganização.

Havias as sanções violentas que variavam conforme a gravidade da culpa, cuja execução devia ser publica e exemplar.

As missões tiveram resultados positivos, tudo era administrado por jesuítas sem intervenção externa.

Porem a segregação de tribos inteiras nas missões fragilizava ainda mais os índios. Com isso facilitou para os colonos capturar essas tribos.

Durante o século XVII os bandeirantes destruíram muitas povoações inclusive as dirigidas por jesuítas espanhóis.

Depois da expulsão dos jesuítas (século VXIII), desmoronou-se a estrutura criada pelos padres.

Com os filhos dos colonos, o ensino se estendia alem do “ler e escrever”, os jesuítas conquistavam as mulheres e os filhos do senhor da casa grande como seus elementos passivos, educando o menino conseguiam manter viva a religiosidade da família.

Nas tradições das famílias portuguesas, os filhos eram destinados para diferentes carreiras. O primogênito herdava o patrimônio do pai, o segundo destinado a letras e o terceiro para a vida religiosa, mesmo quando recebiam educação em casa os filhos ficavam aos cuidados dos capelães e tios padres.

Outro modo de ação cumpria-se no confessionário, o padre ouvia os pecados e assim aplicava a cabível punição de uma maneira a qual modelava o pensar dos colonos, e pressionavam a mudança de algum comportamento considerado imortal ou ímpio.

No campo da educação, os jesuítas criaram 03 cursos a serem seguidos após “ler escrever e contar” nos colégios: letras humanas, filosofia e ciências, teologia e ciências sagradas, cursos destinados a formação do humanista, filosofo e teólogo.

Os jesuítas foram apoiados oficialmente nesse programa pela Coroa, o governo de Portugal não intervinha nos planos dos jesuítas já que sabia o quanto era importante a educação como meio de domínio político.

Vale a pena citar que houve outras ordens religiosas com o mesmo propósito dos jesuítas como franciscanos, carmelitas e beneditinos.

Diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com