TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Hospital Anchieta como suas práticas organizacionais

Tese: Análise Hospital Anchieta como suas práticas organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente projeto tem por objetivo, através de pesquisa de campo, observar a atuação de uma empresa e assimilar a conhecimento adquiridos durante o 1º semestre do curso de Gestão Hospitalar, onde serão vistos aspectos referente às disciplinas Comunicação Empresarial, Economia e Mercado, Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, Fundamentos de Administração, Matemática Aplicada e Técnicas de Informática.

A empresa escolhida foi o Hospital Anchieta, abordando o funcionamento da mesma e objetivando compreender a sua estrutura e seus processos organizacionais. È um dos mais modernos tratando-se em medicina hospitalar, contanto com uma completa estrutura clínica, ambulatorial pronto socorro, além do corpo clínico com uma alta especialização. Isso é um diferencial do hospital, já que para a saúde é essencial.

O Anchieta planeja, padroniza e possui melhoria continua nos seus serviços prestados, garantindo assim a satisfação de seus clientes. Conquistou diversos reconhecimentos relacionados à Gestão pela Qualidade dentre eles, o primeiro Hospital da América Latina a receber o certificado e recertificado da ISO 9001:2000, fazendo com que a instituição trabalhe incansavelmente na implementação de processos que primem pela excelência.

O projeto visa o levantamento de questões relacionadas à importância e a necessidade de se manter uma boa comunicação, a aplicabilidade de conceitos da matemática, como a informática pode auxiliar no processo de funcionamento, a maneira que a legislação pode auxiliar, as características da organização como um todo, além de explorar de que maneira a empresa faz para maximizar seus objetivos, dentro de um mercado competitivo e para as prováveis mudanças em seu setor.

SUMÁRIO

RESUMO 3

INTRODUÇÃO 6

1.1 Fundamentos da Administração – Descrição da Organização 7

1.1.1 Denominação e forma de constituição 7

1.1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização 7

1.1.3 Natureza e ramo de atuação 8

1.1.4 Informações sobre o porte da empresa 8

1.1.5 Relação das filiais 8

1.1.6 Número de funcionários 8

1.1.7 Principais serviços 8

1.1.8 Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços por eles fornecidos 9

1.1.9 Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo 9

1.1.10 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um............. 9

1.1.11 Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional 10

1.2 Comunicação Empresarial 11

1.3 Técnicas de Informática 11

1.4 Matemática Aplicada 11

1.5 Economia e Mercado 12

1.6 Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

O projeto foi elaborado a partir da análise do Hospital Anchieta conforme suas práticas organizacionais. O ambiente competitivo fez com que a empresa adotassem estratégias que fossem um diferencial, fazendo com pudesse ocorrer a diferenciação do mercado.

Mostra informações importantes que serão relacionadas às disciplinas ministradas no 1º semestre do curso de Gestão Hospitalar. Descreve os métodos utilizar com o objetivo de alcançar sua posição atualmente.

Para executar o projeto, além de pesquisa na Internet, foi proposto um questionário que foi respondido pelo setor Administrativo do hospital. Os dados coletados foram importantes, porém superficiais.

1.1 Fundamentos da Administração – Descrição da Organização

1.1.1 Denominação e forma de constituição

Unidade hospitalar denominada Hospital Anchieta LTDA sob a constituição de personalidade jurídica de natureza privada e de dependência individual.

1.1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização

O Hospital Anchieta é um dos mais modernos complexos de saúde privada do País. Com uma completa infra-estrutura, conta com serviços ambulatoriais, diagnósticos e toda a retaguarda hospitalar para assistência à alta complexidade.

Fundado 06 de setembro de 1995, apenas três anos após concepção do projeto e em apenas um ano conquista espaço de destaque por adotar uma gestão profissional voltada pra qualidade, possui uma Assessoria de Qualidade Federal. No ano 2000 conquista o Selo ISO 9001:2000, que fez do Anchieta o primeiro hospital da América Latina a obter a Certificação e a manutenção nos anos seguintes, além de obter a Acreditação - Nível I, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e se tornar o 11º Hospital do Brasil a receber essa certificação, Acreditação Plena (ONA), com reconhecimento nacional e chancela do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o prêmio Quality Brasil, Prêmio Top Hospitalar - Melhor Hospital do Centro-Oeste e Prêmio Fleming de Qualidade, o Prêmio Top of Mind.

1.1.3 Natureza e ramo de atuação

O Hospital Anchieta atua no atendimento medico hospitalar, diagnostico e reabilitação.

1.1.4 Informações sobre o porte da empresa

Empresa de grande porte e referência em excelência na área de saúde.

1.1.5 Relação das filiais

O Hospital Anchieta não pretende ter filiais, e sim no planejamento para 2020, anualmente é valida a pretensão de trabalhar com captação satélite.

1.1.6 Número de funcionários

A organização conta com um pouco mais de 1000 colaboradores, não inclui

profissionais médicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com