TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antes De Nascer O Mundo

Artigo: Antes De Nascer O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Mia Couto, autor já conhecido por seus livros de certo engajamento político, brinda-nos com um belo romance a respeito de inúmeros temas, Antes de nascer o mundo. O principal, no entanto, trata da culpa, o fantasma do passado que assombra os viventes. Nota-se, facilmente, que se trata de um poeta que também escreve romances e contos, passagens que foram lapidadas, esculpidas da brutal realidade para o universo poético, isto é o que Mia Couto faz ao tratar de um tema tão ordinário (entenda-se em todas as acepções da palavra).

Composto por três livros — A humanidade, A visita, Revelações e regressos, respectivamente —, o romance é dividido em capítulos não numerados e, sim, nomeados. A humanidade, por exemplo, divide-se em seis capítulos, intitulados com o nome de quatro humanos (Mwanito, Silvestre Vitalício, Nuntzi e Tio Aproximado) e dois quase-humanos (Zacaria Kalash e Jezibela, a jumenta). Mwanito, personagem-narrador da história, apresenta-se como um afinador de silêncios, pois havia nele um dom natural para a quietude. Conforme o próprio personagem nos diz: “A família, a escola, os outros, todos elegem em nós uma centelha promissora, um território em que poderemos brilhar. Uns nasceram para cantar, outros para dançar, uns simplesmente para serem outros. Eu nasci parar estar calado. Minha única vocação é o silêncio”.

Após a morte da mulher, Dordalma, Silvestre Vitalício toma o resto de sua família e decide se mudar para uma terra distante, um vilarejo abandonado por causa das guerras; enquanto os seus habitantes fugiam, Silvestre lá chegava, apenas um dos vários contra-sensos deste homem amargurado. A partir de então, batiza o vilarejo com o nome profético de Jerusalém, a terra em que Jesus iria descrucificar, pois um dia Deus lhe pediria perdão. Toda a humanidade residia ali, o mundo dividia-se entre Jerusalém e o resto, Lado-de-Lá, sendo-lhes terminantemente proibido ultrapassar os limites de Jerusalém. Os filhos, Mwanito e Nuntzi, viviam em casa separada da do pai; Zacaria Kalash, um velho militar e amigo que decidiu acompanhar Silvestre, morava num antigo galpão; Aproximado, cunhado de Silvestre e tio dos garotos, guardava as fronteiras de Jerusalém e lhes trazia comida e outros mantimentos. Jezibela, a jumenta, “tão humana que satisfazia os devaneios sexuais” de Silvestre, habitava um espaço próprio e próximo dos demais.

Há várias tensões que permeiam o romance, mas todas elas, de alguma forma, ligam-se por pertencerem ao passado. Na ausência de um presente que fizesse sentido e sem qualquer perspectiva de futuro, só resta recorrer ao passado para tentar compreender o que lhes acontecia. Instaura-se então uma espécie de passado-presente-perpétuo que ocupará grande parte da narrativa, senão toda.

A morte da mãe constantemente assombra os filhos. Nuntzi tem certeza de que o pai é culpado pelo ocorrido e o ataca, sempre que pode, com perguntas e afirmações; ele ainda se sente preterido pela figura do irmão, a quem o pai convoca, todas as noites, para apurar silêncios junto de si.

Ao contrário de Mwanito, que nada recorda, pois, quando tudo ocorrera, ainda era muito miúdo, Nuntzi conserva algumas lembranças da mãe e do mundo anterior, nutrindo verdadeiro ódio pelo pai; segundo ele, aquelas terras eram tão distantes que até Deus se perdera pelos caminhos. Nuntzi arquiteta diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com