TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropoformização E Zoomorfização Das Personagens Do Livro " Vidas Secas"

Trabalho Escolar: Antropoformização E Zoomorfização Das Personagens Do Livro " Vidas Secas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  7.409 Visualizações

Página 1 de 4

VIDAS SECAS

GRACILIANO RAMOS

ANTROPOFORMIZAÇÃO E ZOOMORFIZAÇÃO DAS PERSONAGENS

ATIVIDADE DA 10ª SEMANA

Curso: Licenciatura em Letras – EAD

OBRA “VIDAS SECAS”

GRACILIANO RAMOS

ANTROPOFORMIZAÇÃO E ZOOMORFIZAÇÃO DAS PERSONAGENS

O presente texto tem o objetivo de explicar a antropoformização e zoomorfização das personagens na obra “ Vidas Secas de Graciliano Ramos, livro que narra a história da família Fabiano que foge da seca no árido sertão nordestino, enfrentam a fome, o sofrimento, o flagelo da seca, a exploração do patrão. As principais personagens são Fabiano e a cadela chamada Baleia, os outros integrantes da família são Sinhá Vitória sua esposa, os dois filhos que são chamados de “ filho mais velho” e “ filho mais novo”. As personagens Fabiano e a cadela Baleia são descritas pelo autor com características de zoomorfização e antropoformização.

Antes de destacar os trechos do livro que demonstram essas características torna-se necessário ainda que brevemente, conceituar zoomorfização (ou animalização) e antropoformização:

Zoomorfização é uma figura de linguagem que aproxima e descreve o comportamento humano como de um animal. A antropoformização é a atribuição de características humanas aos animais, a palavra é de origem grega “ anthopos” ( homem) e “morphe” ( forma).

Na obra Vidas Secas esses recursos foram utilizados para demonstrar que os sofrimentos causados pela seca, a luta pela sobrevivência e a exploração do homem pelo homem, embrutece e animaliza o ser humano.

Ao analisar as personagens de Vidas Secas, Castro (2009 p.109), define a zoomorfização:

“ Transformação de seres humanos em animais. Os retirantes, na busca de sustento e de um lugar estável para viver beiram a perfeição instintiva dos animais. A animalização a que são submetidos. A animalização a que são submetidos é, na verdade, uma tentativa de representação dos limites superiores do homem, um avaliação de sua capacidade de sobrevivência em ambientes agressivos”

Personagem com característica de zoomorfização: Fabiano, no capítulo 2 encontramos essas característica, “ feliz por ter conduzido a família até uma fazenda, Fabiano diz para si mesmo, “ você é um homem”, mas logo corrige a frase “ Você é um bicho Fabiano”

No capítulo 2 “ Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado. Olhou as quipás, os mandacarus e os xiquexiques. Era mais forte que tudo isso”.

“ Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengoçados. Parecia um macaco.”

“ Só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra”

...”Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se. Encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra. Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: - Você é um bicho, Fabiano.”

“Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado”.

“Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais....Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele”.

...”As alpercatas dele estavam gastas nos saltos, e a embira tinha-lhe aberto entre os dedos rachaduras muito dolorosas. Os calcanhares duros como cascos, gretavam-se e sangravam”.

... “Não queria morrer. Estava escondido no mato como tatu. Duro lerdo como tatu. Mas um dia sairia da toca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com