TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise A Espada na Pedra

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

FAM – FACULDADE DE AMERICANA

LETRAS, 2º E  3º PERÍODOS

Evandro Guimarães - RA - 20172202

A ESPADA NA PEDRA

RESENHA CRÍTICA

AMERICANA-SP

JUNHO/2018


FAM – FACULDADE DE AMERICANA

LETRAS, 2º E  3º PERÍODOS

Evandro Guimarães - RA - 20172202

A ESPADA NA PEDRA

RESENHA CRÍTICA

Atividade Prática Supervisionada dos Períodos 2 e 3 apresentado à FAM – Faculdade de Americana (Americana/SP) – no Curso de Licenciatura em Letras, como requisito para aprovação em Literatura Portuguesa I.

Professora Orientadora: Genilse Ciavarelli Lucas

AMERICANA-SP

JUNHO/2018


Atividade sobre o livro  

  1. Orientação da Atividade

Após a leitura do livro escolhido, faça uma RESENHA CRÍTICA sobre o livro que leu. Para isso, observe os procedimentos obrigatórios:

  1. Escreva a resenha crítica com suas próprias palavras. Se for verificada cópia de resenhas ou de partes delas oriundas da internet, seu texto será anulado.
  2. Descreva na sua resenha crítica quais são os aspectos da obra que leu que se aproximam das novelas de Cavalaria estudadas ao longo desse semestre;
  3. Recorte e transcreva um trecho da obra que destaca essa aproximação com as Novelas de Cavalaria e justifique sua escolha.
  4. Descreva na sua resenha crítica quais são os aspectos da obra que leu que diferenciam-se das novelas de Cavalaria estudadas ao longo desse semestre;
  5. Recorte e transcreva um trecho da obra que destaca essa diferença com as Novelas de Cavalaria e justifique sua escolha.
  6. Escreva a resenha crítica obedecendo as normas da ABNT, colocando, obrigatoriamente, os seguintes itens: a) Capa, b) Folha de Rosto, c) Desenvolvimento da resenha crítica, d) Recortes com exemplo, e) sua análise, f) Considerações sobre a leitura, g) Referência Bibliográfica
  7. Escreva a resenha crítica utilizando a norma padrão da Língua Portuguesa.
  8. Coloque o nome do livro lido e um subtítulo na sua resenha.
  1. Resumo do livro

O livro escolhido foi “A Espada na Pedra” do escritor T. H. White, esse livro foi a inspiração de  Walt Disney para a animação “A Espada era a Lei” que foi lançado no ano de 1963 para o cinema e até hoje é considerado um clássico da animação infantil. O livro que conta o início da saga do Rei Arthur começa com o encontro de Wart, quando criança ainda era chamado de Wart e não de Arthur, e seu irmão de criação Kay com o mago Merlin e sua coruja falante Arquimedes, Kay era filho legítimo de Sir Ector e consequentemente iria se tornar um cavaleiro, enquanto que Wart seria o seu escudeiro, após o Merlin se mudar para o castelo de Sir Ector e se tornar tutor dos meninos a aventura efetivamente começa.

Para que Wart se torne um futuro Rei, Merlin o ensina sobre a vida em diversas formas de vida e o transforma em algumas espécies de animais, o que mais gostei no livro foi quando ele se transformou em águia e passou a noite com as demais aves de caça, com essas lições ele aprenderia a ver a vida com outros olhos, porém Wart sonha em ser cavaleiro e pede a Merlin para assistir uma justa entre cavaleiros. Merlin contrariado, afinal não achava graça em justas, atende seu pedido e o leva para assistir dois cavaleiros se enfrentando, Wart fica em muito animado e quando voltam para o castelo de Sir Ector, Wart encontra  Kay enciumado com a atenção que Merlin dispensa a Wart. Merlin após muita insistência de Wart, concorda em incluir Kay em uma aventura para os dois meninos, nesse momento T. H. White insere Robin Hood (ou seria Wood) na história, os meninos ficam incubidos de resgatarem algumas pessoas no castelo (feito de comida) da bruxa, após resgatarem os reféns os meninos ainda lutam contra um grifo e Kay o mata e corta sua cabeça para levar á seu pai, Sir Ector. O tempo vai passando e a nomeação de Kay como cavaleiro chega, Wart não foi convidado por Kay para a cerimônia o que o deixa muito chateado, mais alguns anos se passam e o Rei da Inglaterra, Uther Pedragon (verdadeiro pai de Wart/Arthur), morre sem deixar ninguém para herdar o trono, porém deixa uma espada encravada na pedra com os dizeres “AQUELE QUE TIRAR ESTA ESPADA DESTA PEDRA E BIGORNA É POR DIREITO O REI NASCIDO PARA GOVERNAR TODA A INGLATERRA” (White, p 224, 2013), durante um torneio realizado em Londres Kay percebe que esqueceu sua espada no seu castelo, que ficava muito longe de Londres, Wart se aproxima da espada encravada na bigorna achando que é um monumento referente à guerra e retira a espada, todos ficam surpresos quando Wart aparece com a espada e Kay tenta mentir a Sir Ector sobre quem realmente tirou a espada, após a revelação de quem realmente a retirou da bigorna, Wart que agora se tornara Rei Arthur pergunta  a Merlin se o mago ficaria com ele por um longo tempo, Merlin informa que sim, ele ficaria por muito tempo.

Novelas de cavalarias são histórias que narram um grande feito de um cavaleiro, trazem romances e enredos de aventura com lutas, no livro “A Espada na Pedra” observamos essa característica no trecho abaixo:

-Eu não serei cavaleiro — respondeu Wart, com frieza. O truque de Merlin deu certo e ele já não queria chorar: queria bater em Merlin. — Não serei um cavaleiro porque não sou filho legítimo de Sir Ector. Eles farão de Kay um cavaleiro e eu serei seu escudeiro.

Merlin virou-se de costas outra vez, mas seus olhos estavam brilhando atrás dos óculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com