TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica da Obra A Peça Censurado

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica da Obra

A peça Censurado foi criada para um projeto escolar chamado Leiturarte, com o objetivo de mostrar claramente as perseguições e torturas ocorridas durante a Ditadura Militar no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, aos que eram contra o regime e tidos como uma ameaça para o país.

Para produção da obra, nós, alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, buscamos em sites relatos de ex-militantes que vivenciaram esse período. Fazendo, então, uma mescla de relatos e criando cenas que chocassem o público.

Censurado conta com a protagonista Dona Lúcia que fala sobre seus momentos de sofrimento para uma repórter, relatando sua prisão e de sua amiga, Míriam, no quartel de Vitória (ES) aos 19 anos de idade e grávida do seu primeiro filho. Dona Lúcia era aliada ao PCdoB, no qual possuía o codinome Amélia, foi presa pelo Capitão Guilherme e seus soldados, sendo constantemente agredida fisicamente e verbalmente, o objetivo deles era “arrancar” informações das duas jovens. Míriam e Lúcia só tiveram liberdade quando a Ditadura teve fim.

O cenário foi pensado de maneira simples, porém, impactante. Então, foram usadas malhas pretas para escurecer a sala onde foi feita a apresentação, dois focos de luz, e sons de vozes de perseguidos que clamavam por socorro. Nosso trabalho contou com detalhes incríveis, fruto de pesquisas. A divisão de personagens foi algo tranquilo, todos conseguiram uma boa atuação.

Desde o começo, foi pensado na maneira que iriamos passar o tema para nossos telespectadores, sempre buscando clareza para que a peça fosse de fácil entendimento. E, não poderia ser diferente, a obra foi aprovada pelo público e recebemos muitos elogios.

Ter feito um trabalho como esse foi gratificante, contamos com a ajuda de todos de maneira muito madura, como já era esperado para uma sala de Terceiro Ano. Acreditamos que poder criar e encenar essa peça contribuiu não só para nossa formação escolar, mas também para atrelar os laços de amizades presentes em nossa turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com