TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Livro Didático

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

Análise do livro didático

Por

Mariana Nunes e Sabrina Santos

(DRE 115.177.279 e DRE 115.190.578 )

Alunas do Curso de Letras/Português-Espanhol

Turma LEP

Trabalho apresentado ao Prof. Dennis Castanheira no Curso de Semântica da LP (LEV400), como requisito parcial para a obtenção de média na disciplina.

Faculdade de Letras

2º semestre de 2018.

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar uma análise do capítulo 15 do livro didático "Português - Linguagens em Conexão - Vol. 2" de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros. O capítulo apresenta os temas: polissemia, homonímia, paronímia, sinonímia e antonímia para alunos do 2º ano do ensino médio. Essa análise consiste em pensar sobre a organização do capítulo e a metodologia utilizada em diálogo com o texto "Linguística e ensino", de Oliveira e William. Sendo seu principal objetivo refletir de que maneira os conceitos são trabalhados, tendo em vista que o ensino de língua deve ser realizado de modo a considerar aspectos interacionais e pragmáticos.

Este relatório encontra-se organizado em quatro capítulos. Além deste primeiro, que introduz o trabalho a ser realizado, o capítulo 2 intitulado "pressuposto teóricos", apresenta dois sub capítulos como "Conceito de ensino" e "Conceitos trabalhados", que respectivamente falam sobre a importância do livro didático no ambiente escolar, a concepção de ensino utilizada, apresenta a perspectiva adotada da língua que foi utilizada para o desenvolvimento do trabalho e explica os conceitos trabalhados no livro didático.

No capítulo 3, são apresentados, divididos em tópicos, os resultados da análise feita, que servirão para dar ao leitor uma visão geral sobre a qualidade do material didático, focando no cumprimento de sua função como ferramenta de trabalho e conhecimento.

O quarto capítulo comenta as conclusões resultantes a partir da análise realizada de todo o capítulo e do diálogo entre as reflexões feitas com o texto de Oliveira e William (2008).

2 - PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

2.1. Conceito de ensino

Baseando-se nas concepções de Oliveira e Wilson (2008) a respeito da ideia de língua e ensino, este trabalho encontra nas autoras uma fonte rica de conhecimentos que servirão de aparato direcional e teórico. Toda a análise realizada em cima do capítulo selecionado preza pela qualidade do livro didático, destacando se os temas são abordados de maneira coerente e considerando as questões sociais envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, é preciso esclarecer que a perspectiva adotada neste trabalho é a que vê a língua em seu aspecto pragmático e interacional, ou seja, não levando em consideração apenas a estrutura linguística, e sim fatores extralinguísticos, considerando 1 "todas as interferências comunicativas que cercam sua produção e recepção".

Com o que foi mencionado anteriormente, fica pressuposto que há outras formas de abordagens ao tratar da língua. Dentre diversas perspectivas, a concepção formalista enxerga a língua como um fenômeno autônomo que independe de fatores interacionais, e que, dentro do ambiente de ensino, é 2 "uma entidade capaz de encerrar e veicular sentidos por si mesma". Já a concepção adotada neste trabalho é a da linguística funcional e pragmática, que tem um foco mais amplo, enxergando a importância das questões interacionais e de outros fatores extralinguísticos no estudo da língua.

Através desta concepção, trabalhada por Oliveira e Wilson (2008) em seu texto "Linguística e ensino", este trabalho realiza sua avaliação tendo em vista que o ensino deve ser realizado de maneira acolhedora, não excludente. Muitas vezes o ensino nas escolas é realizado de maneira mecânica, em que o aluno recebe uma quantidade exaustiva de conteúdo, a qual ele não consegue entender ou fazer conexão com a sua realidade, o que acaba sendo desestimulante pois o leva a pensar que não é capaz de compreender uma língua que já domina. Esta problemática gera uma série de reflexões a respeito de como ensinar língua no ambiente escolar. Deste modo, surge a concepção de linguística funcional e pragmática e nos permite enxergar a importância do livro didático no ensino.

Tendo em que vista que os livros didáticos são elementos fundamentais dentro do ambiente escolar pois, muitas vezes, eles serão o único material de suporte para obtenção de conhecimentos literários, científicos e culturais, é de extrema importância a análise dos conteúdos disponibilizados através destes, tendo como objetivo melhorar a qualidade do material para garantir que ele alcance seu objetivo como ferramenta de trabalho e conhecimento, quando em contato com os alunos a quem serão destinados.

Pensando na importância e na significação do livro didático, analisaremos a organização do capítulo e a metodologia utilizada, pensando se estes consideram as especificidades envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, como: o perfil do aluno e do professor, tempo, os aspectos sociais e outros fatores importantes para o seu desenvolvimento.

2.2. Conceitos trabalhados

O capítulo 15 do livro "Português - Linguagens em Conexão - Vol. 2" de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros trata de cinco conceitos semânticos: polissemia, homonímia, paronímia, sinonímia e antonímia.

O primeiro conceito apresentado entende-se pela capacidade de uma mesma palavra possuir múltiplos significados. Uma palavra polissêmica pode apresentar significados distintos a depender do contexto ao qual está inserida. Neste caso, as palavras só apresentam uma entrada no dicionários pois há uma relação semântica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com