TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Poema ''A Patriota Japo-Brasileira''

Por:   •  30/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Ela e seus lindos olhos puxados,

Origina atenção e faz os felizes.

''Tanta magía tem suas raízes'',

Dizem eles com sorrisos frouxados.

A japo-brasileira os deixa honrados,

Com seu ufanismo analogo a rízes

Daqueles assentes e sem deslizes

Todos, em volta, ficam inspirados.

Com jeito, diz a Japo-brasileira:

''Dissemelhantes nossos cromossomos.

Contudo, brasileiros todos somos''.

Indubitavelmente no esplendor,

E ardentemente em desvelo do amor,

Ela ergue a áurea, verde e azul bandeira.

Estrutura do poema:

Temos que o poema acima trata-se de um soneto italiano , pois rege sobre as regras de estrutura deles: 14 versos divididos em quatro estâncias, sendo duas quadras ( estâncias individuais de 4 versos) seguido de dois tercetos ( 2 estâncias individuais de 3 versos), e versos decassilabos . O estilo de rima dos quartetos é oposta (ABBA ABBA). Nos tercetos temos CDD EEC.

Sintese do poema e de sua estância:

O Soneto ''A Patriota Japo-brasileira'' é um poema de cunho patriota, sendo nítido devido ao titulo autoexplicativo. A obra poética é narrativa, pois passa-se, na maior parte do soneto, na 3º pessoa do singular e do plural. O poema tem como protagonista uma Nissei ou Sansei (descedente da 2º ou 3º geração de japoneses imigrantes,). De qual geração a protagonista é não é enfatizado, pois dá-se um pequeno detalhe sem muita relevância. Contudo, é enfatizado que a protagonista é uma descedente de japoneses naturalizada no Brasil. Tal fato evidencia-se através do vocábulo ''Japo-brasileira'' que indica a fusão entra as palavras ''Japonês'' e ''Brasileira''; e tal adjetivo é usado por todo o poema. Com tal termo (japo-brasileira), podemos entender que a protagonista não se trata de uma imigrante. Caso contrário, tal palavra não seria usada no Soneto; mas é usada e demonstra relação aguda da protagonista com o Brasil.

Na primeira quadra, é destacado a atenção positiva que a protagonista desenvolve devido a suas caracteristicas faciais, como diz, assim, os versos versos -- ''Ela e seus lindos olhos puxados, origina atenção e faz os felizes [...] Dizem eles com sorrisos frouxados'' E tambem uma perepção de complexidade, por parte ''deles'' , devido à esseses mesmos fatores faciais e à historia de imigração japonesa (18 de Junho de 1908) : ''Tanta magia tem suas raizes''.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com