TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do poema bocagiano "A frouxidão no amor é uma ofensa"

Por:   •  28/4/2016  •  Abstract  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  2.779 Visualizações

Página 1 de 3

Com o surgimento na segunda metade do século XVIII, o Arcadismo, também intitulado de neoclassicismo, tinha como fundamentais características o anseio por mudança/reforma e a hiper valorização do homem e da reflexão racional, esses pensamentos sugiram em decorrência do desenvolvimento que aconteceu na tecnologia, na sociedade e na ciência daquele período. O século XVIII foi forte mente influenciado pelas idéias iluministas, por esse motivo o chamam “século das luzes”. Segundo Mariã Lira

O arcadismo veio para equilibrar o exagero e a dualidade do barroco e foi seguido por uma fase romântica e realista. Portanto, assim como na vida, a literatura se desequilibra para suceder períodos equilibrados que façam o homem perceber valores distintos. Tanto no barroco, no arcadismo e no romantismo, o homem confrontou tudo e todos para tentar chegar a um equilíbrio por meio da razão. E para que esse equilíbrio? Se a perfeição realmente existe, só pode ser alcançada por meio do equilíbrio.

O neoclassicismo se interessava pela cultura da antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como reação contra o acesso decorativo do barroco. O nome desse movimento literário foi inspirado na lendária região grega de Arcádia, governado pelo deus Pan e habitado por pastores que viviam de forma simples.

 O arcadismo em Portugal teve seu inicio no ano de 1756 , quando foi fundada a Arcádia Lusitana, uma comunidade poética criada no intuito de que artistas discutissem sobre a arte e a literatura, os idealizadores foram os poetas Cruz e Silva (Elpino Nonacriense), Manuel Nicolau Esteves Negrão (Elmano Sincero), Reis Quita (Alcino Misénio) e Teotónio Gomes de Carvalho. O Arcadismo Português continuou até 1825, quando foi publicado o poema “Camões”, de Almeida Garrett. O mais célebre poeta do Arcadismo português foi Manuel Barbosa Du Bocage, esse fazia uma poesia nitidamente individualista e pessoal, antecipando assim as características do período que iria surgir, o romantismo do século XIX.

Bocage nasceu no dia 15 de setembro de 1765 na cidade de Setúbal em Portugal, teve uma vida repleta de aventuras e desventuras e morreu em 1805. Sua poesia árcade, e ao mesmo tempo romântica por temperamento, apresentava uma retórica exemplar e expressava uma pureza de sentimentos bem particularizada, outra característica das poesias Bocagianas é a busca pela liberdade e o misto entre o neoclássico e o pré-romantismo, essas especificidades aparecem devido o contexto no qual o autor estava situado, um período de transitoriedade marcado pelas transformações sociais e culturais influenciadas pela revolução francesa.

         

A frouxidão no amor é uma ofensa,

Ofensa que se eleva a grau supremo;

Paixão requer paixão, fervor e extremo;

Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!

Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;

Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;

Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,

E antes que um coração pouco amoroso,

Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

Talvez me enfadaria aspecto iroso,

Mas de teu peito a lânguida ternura

Tem-me cativo e não me faz ditoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com