TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo A Ter O Estudo Como hábito

Ensaios: Aprendendo A Ter O Estudo Como hábito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Quantas pessoas você conhece que têm o hábito da leitura? Quantos livros por ano costumam ler? Se ler, fora os livros lê o quê? Com qual frequência?

Infelizmente não é comum ver pessoas com esse hábito, por mais benéfico que ele possa ser. Por quê? Porque não temos uma cultura que favorece a leitura.

A grande preocupação de pais e professores em relação ao rendimento escolar do aluno tem colocado em evidência a questão de como o aluno reflete sobre a importância dos estudos.

No intuito de fazer com que o aluno apresente melhor rendimento escolar e encare tal hábito como algo enriquecedor (e não desgastante, como é encarado por grande parte deles), os professores podem adotar determinadas estratégias que irão refletir significativamente na evolução do aluno durante o processo de aprendizagem. Muitas vezes a leitura de um livro está associada no imaginário dos estudantes aos testes de escola, não lê com prazer e sim como uma obrigação o que se torna um à desvantagem na sua aprendizagem.

É importante registrar que quando incorporado o hábito da leitura, também possuímos certo controle de dominar a situação de forma consciente e modificar a relação com o mundo de forma da leitura.

Destacamos dois objetivos principais para se ter um bom desenvolvimento na leitura como hábito é a continuidade que são os nossos atos que certamente influenciarão de forma especial no amanhã e o desenvolvimento desse hábito praticado sem esforço e em menos tempo, de forma prazerosa que permite conservar os frutos do seus próprio esforço.

Existem alguns comportamentos que são considerados ruins para se criar um bom hábito de leitura é quando o leitor não tem finalidades e quando escolhe um livro não sabe identificar os motivos pelos quais deseja ler. O mau leitor possui um vocabulário limitado e tem dificuldades em entender a definição das palavras e em escolher o sentido exato para elas e raramente discute com os colegas o que lê.

Para se considerar um bom leitor o gosto da leitura deve ser compreendida como uma forma de entender a própria vida e refletir sobre o que ainda nao se consegue pensar, sendo capaz de admirar sobre o que ainda não consegue pensar, sendo capaz de admirar mesmo quando discordar. Para melhorar a leitura, você precisa primeiro identificar quais suas dificuldades mais comuns: palavras desconhecidas, assuntos complicados, fontes pequenas, etc. O próximo passo é prática. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito continuo e parte de sua rotina.

Alguma dica importante para se organizar nos estudos é a organização do material escolar e planejar as atividades de estudo, o aluno garante um melhor desempenho nos estudos e um gerenciamento eficiente no seu tempo. O lugar do estudo é aquele que você consegue criar um ambiente e um clima para estudo.

Para se ter um bom êxito no seminário é preciso saber passar a mensagem,ter o domínio do conteúdo proposto e uma boa organização do grupo em termo de planejamento e ter coerente na sua mensagem e ter o seu posicionamento diante do público. Observando a direção do olhar, o tom de voz em cada situação.

O seminário é uma estratégia muito utilizada no meio acadêmico, tendo como objetivo central o tema a ser estudado com profundidade por determinado grupo e socializado pela classe. Isto significa que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com